Rankings PÚBLICO: em que lugar fica a sua escola?

Listas, um comparador de notas, reportagens, entrevistas, um podcast, opinião. Tudo o que precisa de saber sobre os rankings das escolas está no PÚBLICO, a partir da meia-noite.

Foto
José Alves

A partir da meia-noite deste sábado o PÚBLICO divulga a edição especial “Rankings de 2018”. Poderá pesquisar os resultados de cada escola e saiba como cada uma supera ou não o que dela seria de esperar em função do seu contexto social e económico.

Visitámos algumas das que se distinguem. Escolas básicas, secundárias e profissionais. Escolas em contextos mais privilegiados e outras em zonas mais pobres. Colégios privados e estabelecimentos públicos. Ouvimos frases como esta: “Às vezes precisamos mais de ser pais, avós, tios do que professores.”

E porque chumbam tanto os jovens portugueses? O que estamos a fazer para evitar isso? Perguntámos ao ministro da Educação. Não há um segredo para o sucesso. Um director de uma escola pública explica que a chave passa por exigir aos alunos um compromisso: podem não conseguir chegar à nota máxima, mas têm de tentar. Há outras, muitas mais, sugestões que vêm do terreno.

Temos um suplemento de 48 páginas (no jornal em papel de sábado), entrevistas, reportagens, vídeos, análise, um mapa interactivo que o ajuda a encontrar o que pretende na sua área de residência. E uma novidade a pensar em especial nos alunos: tens melhor nota do que os colegas da tua escola? Neste sábado damos respostas.

Sugerir correcção
Comentar