Fernando Araújo vai presidir ao Centro Hospitalar de São João

Ex-secretário de Estado da Saúde aceitou o convite da ministra Marta Temido. Maria João Baptista é a nova directora clínica.

Foto
Fernando Araújo foi secretário de Estado da Saúde de Adalberto Campos Fernandes Nuno Ferreira Santos

O ex-secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, aceitou o convite da ministra da Saúde, Marta Temido, para presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, substituindo o médico António Oliveira e Silva. A notícia foi avançada pelo Expresso esta sexta-feira e confirmada ao PÚBLICO.

A nova directora clínica é a cardiologista pediátrica Maria João Baptista, apurou o PÚBLICO.

O convite da ministra foi feito há cerca de duas semanas. Fernando Araújo, que foi secretário de Estado Adjunto da Saúde de Adalberto Campos Fernandes, aceitou o convite no início desta semana.

Director do serviço de Imuno-hemoterapia do São João, o nome do antigo governante há muito que era apontado como a "melhor solução" para dirigir a principal unidade hospitalar de Saúde do Norte do país, tendo em conta o “prestígio e a imagem de credibilidade" que muitos dos seus colegas lhe reconhecem.

Como secretário de Estado Adjunto da Saúde tomou muitas medidas no âmbito da organização dos cuidados primários e hospitalares. Contribuiu também em grande medida para o aumento progressivo de médicos dentistas, nutricionistas e psicólogos, um trabalho que realizou em íntima colaboração com a Coordenação Nacional para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que trabalhava junto do seu gabinete.

Por outro lado, Fernando Araújo é um entusiasta da importância dos cuidados de saúde de proximidade, em especial das Unidades de Saúde Familiar, na arquitectura do Serviço Nacional de Saúde.

Na Administração Regional de Saúde do Norte ocupou posições de destaque, primeiro como vice-presidente e mais tarde, em 2009, como presidente deste organismo responsável pela gestão da saúde no Norte do país.

Especialista em Imuno-hemoterapia, foi director do serviço no hospital de São João, que integra o centro universitário em conjunto com o hospital de Valongo. Ligado a vários projectos de investigação, o futuro presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar São João foi um dos responsáveis pela implementação do programa de cirurgia de ambulatório e passou pela Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.

Integrou o Conselho Nacional para o Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos, onde foi presidente do colégio da especialidade de Imuno-hemoterapia. É investigador e co-autor de mais de 200 artigos publicados em revistas científicas.

A administração de António Oliveira e Silva apresentou no início de Janeiro o pedido de renúncia, alegando que o seu mandato, que ficou marcado pelo processo da construção da ala pediátrica do  São João, terminou em 31 de Dezembro de 2018. Com Alexandra Campos

Sugerir correcção
Comentar