Associação de Futebol do Porto pondera suspender competições por falta de policiamento

Dirigentes da AF Porto mostram preocupação com a ausência de policiamento, que terá início em Março. "Coloca em causa a segurança de todos os intervenientes", lamenta director desportivo.

Foto
Falta de policiamento preocupa dirigentes da AF Porto Andre Rodrigues

A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) coloca a hipótese de suspender todas as competições, caso a Polícia de Segurança Pública (PSP) não recue na decisão de deixar de fazer policiamento aos encontros da Associação. Em comunicado, o organismo desportivo solicita a intervenção dos vários poderes políticos para que, antes do final de Fevereiro, seja assegurada a presença de polícias em todos os encontros da associação. Caso se venha a confirmar a suspensão das competições, estão em causa cerca de um milhar de jogos por semana, num universo de atletas que se aproxima dos 10.000. 

Numa assembleia geral extraordinária realizada na noite de quarta-feira, vários clubes demonstraram as suas preocupações com o facto de, a partir de Março, não estar garantida presença policial nos recintos desportivos. "É algo que põe em causa a segurança de todos os intervenientes. A equipa de arbitragem pode recusar-se a fazer o jogo", diz ao PÚBLICO Fernando Jorge, director para o futebol do SC Salgueiros Futebol SAD.

No comunicado enviado ao PÚBLICO, a AF Porto solicita, de imediato, ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que suspenda a medida tomada pelo Comando Distrital do Porto da PSP, que se recusa a fazer o policiamento dos encontros da associação a partir do dia 26 deste mês. "Se tal ocorrer falhará a necessária protecção a todos os intervenientes desportivos, atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, famílias, sobretudo os jovens, mais frágeis e que cabe a todos proteger e orientar, não só no aspecto desportivo como na formação da cidadania", pode ler-se no documento da AF Porto.

Foto
Equipas de arbitragem podem recusar-se a fazer os jogos NFACTOS / GONCALO DELGADO

"A questão prende-se com a PSP, que mostrou a intenção de não fazer o policiamento. A outra alternativa seria contratar segurança privada, o que teria custos acrescidos e não seria a mesma coisa. Queremos que as provas continuem a decorrer com normalidade [e não seja necessária a suspensão] ", afirma o director para o futebol do SC Salgueiros Futebol SAD. 

A AF Porto tem até ao dia 26 de Fevereiro para reverter a decisão da PSP. A partir de Março, deixará de existir policiamento nas partidas de todos os escalões da Associação, salvaguardando os encontros considerados de risco elevado. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários