Portugal é o quarto país da União Europeia com menos casamentos

Há mais casamentos a acontecerem no país, mas ainda são números baixos na perspectiva europeia.

Foto
PIXABAY

Portugal registou em 2017 a quarta taxa de nupcialidade mais baixa da União Europeia, com apenas 3,3 casamentos por mil habitantes, contra 4,3 da média europeia, revelam dados divulgados pelo Eurostat esta quinta-feira.

Publicado no dia de São Valentim, o relatório do gabinete oficial de estatísticas da UE revela que as taxas de nupcialidade na União variam entre os 7,5 casamentos por mil habitantes na Lituânia, e os 3,1 na Eslovénia, sendo que, além desta antiga república jugoslava, apenas Luxemburgo e Itália, ambos com 3,2 casamentos por mil habitantes​, apresentam taxas mais baixas do que Portugal.

Embora das mais baixas da UE, a taxa de nupcialidade em Portugal até progrediu nos últimos anos, tendo aumentado 3,8% em 2017 face ao ano anterior, segundo dados divulgados no ano passado pelo Instituto Nacional de Estatística, que confirmam que desde 2015 que a tendência do número de casamentos tem sido de aumento.

Atrás da Lituânia, os países que registaram uma maior proporção de casamentos em função da população foram a Roménia (7,3 por mil habitantes), Chipre e Letónia (ambos com 6,8) e Malta (6,3).

Os dados do Eurostat – que, para o conjunto da UE, remontam a 2015, e para Alemanha, Irlanda e França se referem a 2016 – revelam que a taxa de nupcialidade na União caiu de 7,8 casamentos por mil habitantes em 1965 para 4,3 em 2015, enquanto os divórcios aumentaram de 0,8 por mil habitantes para 1,9 no mesmo período de meio século.

Sugerir correcção
Comentar