Libertada directora de site crítico de Duterte

A detenção de Maria Ressa provocou um coro de críticas. Foi acusada por causa de um artigo de 2012, segundo uma lei aprovada quatro meses depois da publicação.

Foto
Maria Ressa fala aos jornalistas depois de ter sido libertada ELOISA LOPEZ/Reuters

A directora de um dos mais importantes sites de notícias das Filipinas, que tinha sido detida na véspera, foi libertada esta quinta-feira sob fiança depois de a sua detenção gerar uma onda de críticas.

Acusada de “ciber-difamação”, Maria Ressa foi detida na redacção do site de informação em inglês que dirige, o Rappler, por polícias à civil. Os jornalistas do site dizem que as acusações têm motivações políticas já que Ressa é grande crítica do Presidente, Rodrigo Duterte.

O caso diz respeito a um artigo publicado em 2012 sobre um empresário filipino e as suas ligações a um juiz. A lei pela qual está a ser processada foi aprovada quatro meses após a publicação da notícia. Uma primeira investigação aberta em 2017 foi encerrada pouco depois, mas o caso foi reaberto em Março do ano passado pelo NBI, uma agência directamente dependente do Departamento de Justiça.

Após a detenção de Ressa, os jornalistas do Rappler tentaram logo contactar um juiz para permitir o pagamento de fiança e evitar que Ressa passasse a noite presa. No entanto, a detenção ocorreu ao fim da tarde, com a maioria dos serviços públicos fechada.

Sugerir correcção
Comentar