Um novo espaço para usufruir da paisagem e “sentir-se livre”

O Parque Urbano de São Paio, em Gaia está, naturalmente, a emergir entre a antiga Seca do Bacalhau, em Canidelo, e a Reserva Natural Local do Estuário do Douro, no Cabedelo. O arquitecto responsável é Sidónio Pardal, que espera criar um “espaço livre”.

Foto
D.R.

Para o urbanista e arquitecto paisagista Sidónio Pardal, responsável pelo projecto do Parque da Cidade do Porto e do novo Parque Urbano de São Paio, em Vila Nova de Gaia, um parque é um espaço livre, para estar à vontade, a beber a estética da paisagem”. Em contraponto com o “excesso de informação” das cidades, a experiência de usufruir de um parque passa, essencialmente, por ser um “espaço despojado de estímulos”.

Questionado sobre o projecto, Sidónio Pardal começou por explicar o que diferencia um parque de um jardim: “os parques não são jardins – são mosaicos de paisagens.” De forma quase metafórica, fala dos jardins como espaços de ostentação, onde se exibem espécies botânicas e ornamentos artificiais. O conceito de parque, pelo contrário, deixa em aberto uma constante construção feita naturalmente pela paisagem envolvente.

Foto
Parque de São Paio D.R.

Sobre a concepção do projecto, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, recorda uma conversa com o arquitecto: “Questionei-o sobre quando estaria pronto e ele disse-me: ‘daqui a uns 30 anos. O parque da cidade do Porto ainda não está pronto.’” Sidónio Pardal justifica que é um tipo de construção que se faz por etapas e que: “A natureza também vai construir o parque, não se trata apenas de uma obra”.

O que esperar deste novo espaço?

Localizado num espaço privilegiado, contíguo à Reserva Natural Local do Estuário do Douro, será o prolongamento de uma zona verde que acolhe mais de 200 espécies de aves. De acesso gratuito e não condicionado, é, neste momento, o maior parque urbano projectado para a Área Metropolitana do Porto.​

Um novo local para respirar, para usufruir da paisagem, para descansar corpo e mente. Sidónio Pardal reconhece que é difícil criar estes “espaços de liberdade” mas assegura que o real valor do parque depende dessa experiência “plena e livre” de usufruir do “prazer de estar no Mundo”.

Foto
Projecto do Parque de São Paio D.R.

Neste momento, o projecto está numa segunda fase, de criação de infra-estruturas básicas de acesso. Em breve, estará disponível para todos os que queiram usufruir livremente deste “espaço livre”.

Vista aérea da área do Parque de São Paio D.R.
Esquisso do Projecto do Parque São Paio D.R.
D.R.
Fotogaleria
Vista aérea da área do Parque de São Paio D.R.