INE revê inflação de Janeiro para 0,5%

Taxa é superior em 0,1 pontos percentuais ao valor da estimativa rápida divulgada em 31 de Janeiro para esse mês

Foto
xx direitos reservados

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,5% em Janeiro, desacelerando 0,2 pontos percentuais face à variação de 0,7% de Dezembro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No entanto, segundo o INE esta taxa é superior em 0,1 pontos percentuais ao valor da estimativa rápida divulgada em 31 de Janeiro.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,8%, valor superior em 0,2 pontos percentuais ao registado em Dezembro de 2018.

A variação mensal do IPC, por sua vez, foi -1,2% (-0,2% no mês precedente e -1% em Janeiro de 2018).

Já a variação média dos últimos doze meses fixou-se em 0,9%, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,6%, taxa idêntica à do mês anterior e inferior em 0,8 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (em Dezembro, esta diferença situou-se em 1,0 pontos percentuais).

O IHPC registou uma variação mensal de -1,3% (-0,4% no mês anterior e -1,2% em Janeiro de 2018) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,1% (valor inferior em 0,1 p.p. ao registado em Dezembro), sinaliza o INE.

Sugerir correcção
Comentar