Morreu Gordon Banks, guarda-redes que fez a "defesa do século"

Campeão do mundo por Inglaterra em 1966 e seis vezes eleito o melhor guarda-redes do ano, Gordon Banks morreu aos 81 anos.

Foto
Gordon Banks Reuters/Action Images

O guarda-redes internacional inglês Gordon Banks, campeão mundial em 1966, morreu aos 81 anos, informou esta terça-feira o Stoke City, citando a família do antigo futebolista.

"É com grande tristeza que comunicamos que Gordon morreu em paz durante a noite. Estamos devastados com a perda, mas temos tantas memórias felizes e não podemos estar mais orgulhosos dele", refere o comunicado da família, na rede Twitter.

Gordon Banks, nomeado seis vezes pela FIFA o guarda-redes do ano, foi 73 vezes internacional por Inglaterra e fez parte da equipa campeã mundial em 1966, depois de vencer Portugal na meia-final (2-1) e a Alemanha na final em Wembley (4-2, após prolongamento).

Diante de Portugal, o guarda-redes, nascido em Sheffield, sofreu o primeiro golo no campeonato, com Eusébio a marcar de grande penalidade quando o resultado já estava em 2-0, após um "bis" de Bobby Charlton.

Quatro anos mais tarde, no Mundial de 1970, o guarda-redes fez aquela que foi designada como a "defesa do século", com Banks a tirar com uma palmada a bola junto à linha, após um cabeceamento "picado" do brasileiro Pelé.

O guarda-redes viu nesse campeonato do mundo a detentora do título perder nos quartos-de-final com a Alemanha, num campeonato que seria conquistado pelo Brasil.

Na carreira, o guarda-redes inglês passou pelo Chesterfield, equipa em que começou nos juniores, Leicester e Stoke City.

Aos 35 anos, foi forçado a deixar de estar ao mais alto nível, depois de um acidente que lhe tirou parte da visão do olho direito, mas ainda jogou pelos norte-americanos do Cleveland Stokers, sul-africanos do Hellenic e irlandeses do St. Patricks.

Sugerir correcção
Comentar