ICA apoia seis produções de cineastas estrangeiros com 900 mil euros

A que leva a maior fatia financeira, de 300 mil euros, é a produção luso-francesa Frankie, do realizador norte-americano Ira Sachs, que chegou a ter o título de produção A family vacation.

Foto
O realizador norte-americano Ira Sachs Alberto E. Rodriguez/WireImage

Seis produções de realizadores estrangeiros, entre os quais do norte-americano Ira Sachs e do brasileiro Marcelo Gomes, vão receber 900 mil euros do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), por terem co-produção portuguesa.

De acordo com o ICA, esses 900 mil euros dizem respeito ao concurso de 2018 de apoio à co-produção internacional de longas e curtas-metragens, de ficção e documentário, com participação minoritária portuguesa.

Apresentaram-se a concurso 27 projectos cinematográficos, tendo o júri decidido apoiar seis produções. A que leva a maior fatia financeira, de 300 mil euros, é a produção luso-francesa Frankie, do realizador norte-americano Ira Sachs.

O filme, que chegou a ter o título de produção A family vacation, e que deverá ter estreia comercial em Setembro, foi rodado em Portugal com produção minoritária da O Som e a Fúria, de Luís Urbano, com direcção de fotografia de Rui Poças e a participação de Carloto Cotta e Márcia Breia, num elenco encabeçado por Brendan Gleeson, Marisa Tomei e Isabelle Huppert.

O projecto também contou com outros 80 mil euros de apoio do ICA, no concurso de apoio luso-francês, e é apresentado como um dos filmes beneficiários do sistema cash rebate do Ministério da Cultura, de incentivo para a captação de mais produções estrangeiras para o território português.

Naquele concurso do ICA para co-produções portuguesas minoritárias, além da produção de Ira Sachs, foram contemplados, por exemplo, La práctica, do realizador argentino Martín Rejtman, pela Rosa Filmes, com 180 mil euros, e El santa Isabel, da espanhola Paula Cons, pela Take 2000, com 171 mil euros.

Vestido branco, véu e grinalda, longa-metragem de ficção do realizador brasileiro Marcelo Gomes, co-produzido pela Ukbar Filmes e que já tinha sido contemplado também com o apoio do protocolo luso-brasileiro, receberá agora 128 mil euros.

Blue Valentine, curta-metragem de animação da realizadora russa Svetlana Filippova (65 mil euros), e o documentário África vermelha, do realizador russo Alexander Markov (50 mil euros) completam a lista de produções apoiadas neste concurso.

Sugerir correcção
Comentar