Parte do armário de Franca Sozzani está à venda

São ao todo 600 peças (397 de pronto-a-vestir e alta-costura e 190 acessórios), disponíveis na Yoox a partir desta semana.

Foto
REUTERS/Max Rossi

O armário — uma parte, pelo menos — de Franca Sozzani está à venda na Yoox a partir desta segunda-feira. São quase 600 peças (397 de pronto-a-vestir e alta-costura e 190 acessórios) que pertenceram à respeitada e influente ex-directora da Vogue Itália, que morreu em Dezembro de 2016.

Entre elas estão, por exemplo, um casaco Miu Miu cor de laranja de 1800 euros e um par de sapatos de saltos altos dourados de pele de cobra Manolo Blahnik. Os lucros da venda vão reverter a favor do Franca Sozzani Fund for Preventive Genomics do Women’s Hospital, da Universidade de Harvard.

A acção foi uma ideia do filho, o realizador Francesco Carrozzini, responsável por um documentário sobre a vida da mãe, Franca: Chaos and Creation. Por sua vez, o projecto deu azo a um livro com o mesmo título, que será editado esta semana.

Carrozzini contactou Federico Marchetti, CEO do grupo Yoox Net-a-Porter, com quem Sozzani tinha uma relação de amizade duradoura. “Ela era a mais chique de todas as editoras da Vogue e completamente única”, descreve o mesmo, citado pela Vogue. “Modesta e feminina em termos de aparência, ela era uma iconoclasta no papel e na vida”, escreve o New York Times.

Sugerir correcção
Comentar