Bouteflika, que ninguém vê, candidata-se pela quinta-vez a Presidente da Argélia

A falta de consenso político para encontrar um sucessor« faz perdurar um enfraquecido chefe de Estado, que não aparece em público desde as eleições de 2014.

Foto
Abdelaziz Bouteflika, de 81 anos MOHAMED MESSARA/EPA

A notícia não era inesperada, apesar do delicado estado de saúde do Presidente Abdelaziz Bouteflika, desde o AVC que sofreu em 2013, que faz com que raramente tenha sido visto em público, ou pronuncie algumas palavras: prestes a fazer 82 anos, prepara-se para concorrer a um quinto mandato nas eleições presidenciais argelinas de 18 de Abril.

O anúncio foi feito numa “mensagem à nação” divulgada pela agência oficial APS, quando falta menos de um mês para o fim do prazo para apresentação de candidaturas às presidenciais. Põe fim a meses de especulação marcados pelo silêncio de Bouteflika, apesar de insistentes apelos dos seus apoiantes para que se apresentasse.

Na semana passada, a coligação de partidos que o apoia, Aliança Presidencial, designou-o como candidato e, no sábado, o seu partido, a Frente de Libertação Nacional (FLN) organizou um comício de apoio ao chefe de Estado, no poder desde 1999, e que já não recebe sequer os visitantes estrangeiros, relata o Le Monde.

Na mensagem do Presidente, Bouteflika responde indirectamente aos que o acusam de querer apenas manter-se no poder, afirmando que, se for eleito, vai convocar uma “conferência nacional” que agrupe “todas as forças políticas, económicas e sociais” do país para trabalhar num “consenso sobre as reformas e as mudanças” necessárias na Argélia, diz a agência Lusa.

Entre os temas a tratar, precisa, figurarão “uma presença mais forte dos jovens” nas instituições políticas, a necessidade de “vencer o flagelo da burocracia” e “aplicar mecanismos de democracia participativa” e reformas económicas “sem qualquer dogmatismo”.

Desde 2014, ano das últimas eleições, que a Argélia está a sofrer fortemente as consequências da queda dos preços do petróleo – a sua principal exportação – e vive num clima de instabilidade, em que a população, com uma média de idades bastante jovem (na casa dos 24 anos, vê o seu país tomado pela paralisia política.

A continuação de Bouteflika no poder – apesar de claramente diminuído nas suas capacidades – é uma demonstração da incapacidade dos vários poderes argelinos (Estado-Maior das Forças Armadas, Serviços de Informações e a alta burocracia do Estado, explica o Le Monde) em conseguiram um consenso para propor um sucessor.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários