Ser Voluntário… na Coração Amarelo

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
Unsplash

Segundo o Inquérito Piloto ao Trabalho Voluntário, realizado em 2012, cerca de 12% da população residente com 15 ou mais anos tinha feito nesse ano voluntariado ou participado em acções de voluntariado. Um número, contudo, abaixo da média da União Europeia, que se situava nos 24%. Cada vez mais pessoas querem começar a realizar voluntariado regularmente, mas a questão muitas vezes colocada é: Por onde começar? Nós damos uma ajudinha.

Área geográfica: Lisboa, Oeiras, Cacém, Cascais, Sintra, Porto de Mós e Porto.
Tema: Combate à solidão e isolamento junto de pessoas idosas.

A Associação Coração Amarelo foi fundada em 2000 por um grupo de amigas sensíveis aos problemas sociais. Centraram a sua atenção no combate à solidão da população mais idosa, através de um grupo de voluntários que faz companhia a quem dela precisa, tanto em casa como em tarefas rotineiras, como ir ao médico, dar um passeio ou fazer umas compras.

A solidão é uma problemática absolutamente transversal nas nossas sociedades, não distinguindo condição social, económica, de literacia ou qualquer outra característica para se fazer sentir. Instala-se, simplesmente, junto de quem deixou – pelas mais variadas razões – de exercer o seu direito de cidadania e de participação social.

Para a solidão concorrem imensos factores e dela decorrem outros tantos que potenciam esta espiral centrífuga de isolamento. Assim, o Coração Amarelo dedica-se, em regime de voluntariado, a minimizar a solidão em que muitos idosos vivem em Portugal, proporcionando-lhes companhia e ajudando-os em pequenas tarefas caseiras ou no exterior, levando-lhes afecto e atenção.

A associação organiza, regularmente, acções de formação dirigidas aos seus voluntários, tanto iniciais como contínuas, instrumento imprescindível para a valorização das competências psicossociais de quem assume o compromisso de estabelecer este tipo de relação de ajuda junto dos mais velhos.

Qual o impacto da associação?
Apoia mais de 800 pessoas, constituindo-se como uma resposta social com cada vez maior implementação territorial e reconhecimento pela rede de cuidadores, formais e informais.

Atendendo a que o último recenseamento da população portuguesa (Censos 2011) indica que existem mais de 400 mil pessoas com mais de 65 a residir sozinhas, sim, há muito trabalho a fazer!

Relativamente à rede de voluntariado, a associação conta actualmente com cerca de 700 voluntários/as.

Como podes ajudar?
O voluntário da Associação Coração Amarelo oferece o seu tempo e saber, através da companhia e ajuda em pequenas tarefas a pessoas idosas isoladas.

Quando precisam de ti?

  • uma manhã ou tarde semanal;
  • pontualmente
Sugerir correcção
Comentar