Como será o baptismo de Zé Pedro, o avião X

Nome do guitarrista dos Xutos será pintado ao vivo no aparelho durante cerimónia de homenagem. E terá um “X” ao lado.

Foto
Zé Pedro morreu em Novembro de 2017 Hugo Correia/Reuters

A TAP prepara-se para homenagear esta sexta-feira Zé Pedro, que morreu em 2017, baptizando um dos seus novos aviões com o nome do “guitarrista da icónica banda Xutos & Pontapés”. A cerimónia, segundo o gabinete de comunicação da TAP, será especial, tanto no formato quanto em relação aos convidados.

Durante a cerimónia de baptismo do Airbus pronto a estrear, um A321neo, o nome de Zé Pedro será pintado ao vivo por técnicos de manutenção da companhia aérea. Mas o aparelho não ostentará apenas o nome do músico: ao lado de “Zé Pedro” surgirá um X, símbolo que recorda e homenageia também a sua banda de sempre, os Xutos & Pontapés, que acabaram de cumprir 40 anos de carreira (e com lançamento de um novo disco, verdadeiro sinal da longa duração da banda: “Duro”).

O evento decorrerá no hangar 6 do Campus TAP, a partir das 10h30, e contará com convidados especiais: além dos trabalhadores da empresa, estarão presentes também elementos da família de Zé Pedro e os próprios Xutos & Pontapés.

A banda não deverá actuar, disse à Fugas o gabinete de comunicação da TAP. Mas não será por isso que não se ouvirá a sua música: durante a cerimónia (“uma cerimónia simples de homenagem”, resumem-nos) será exibido um vídeo sobre a vida do músico, que morreu a 30 de Novembro de 2017 e, uma coisa é certa, ouvir-se-á “Não sou o único”, uma das letras que Zé Pedro escreveu para os Xutos e um dos maiores sucessos da banda, datado de 1987.

É a primeira vez que um aparelho da TAP recebe o nome de um ícone português do rock, embora não seja o primeiro músico a ter direito a tal honra: Amália, a cantora lírica Luísa Todi ou os compositores Vianna da Motta e Luís de Freitas Branco já são nomes de aviões há muito.

E para onde voará Zé Pedro a partir de agora? O A321neo, um dos 37 novos aparelhos que a TAP conta receber este ano, irá trabalhar nas rotas de médio curso da companhia, confirmou-nos a TAP.

Em breve, Zé Pedro levantará voo e abrirá as asas sobre meia Europa.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários