Facebook Messenger já permite apagar mensagens

Funcionalidade só está disponível durante dez minutos e enquanto a mensagem não tiver sido lida.

Foto
A partir desta quarta-feira poderá apagar as mensagens no Facebook Messenger, mas só tem dez minutos para o fazer. Andreia Patriarca/arquivo

Quem se arrepender de enviar uma mensagem no Facebook Messenger, tem agora uma opção para voltar atrás. A partir desta quarta-feira poderá apagá-la, mas só tem dez minutos para o fazer.

A função está disponível para todos os utilizadores do Facebook e vai funcionar em conversas individuais ou em grupo. Basta carregar na mensagem que deseja remover na conversa e clicar em “remover para todos”. A mensagem vai ser substituída por uma notificação de “mensagem apagada”.

A nova opção está acessível na aplicação Facebook Messenger e no site do Facebook.

Até agora, os utilizadores podiam remover qualquer mensagem enviada, mas esta continuava visível para todos os destinatários (é uma funcionalidade que continua disponível).

A nova funcionalidade, no entanto, só está a funcionar enquanto os destinatários não tiverem lido a mensagem, algo que o Facebook não referiu no seu anúncio, mas que já foi notado por vários utilizadores e confirmado por testes do PÚBLICO.

Foto
O utilizador tem a opção de apagar a mensagem durante dez minutos (se o remetente não a vir nesse tempo)

Uma investigação publicada pelo TechCrunch, em 2018, avançava que a opção de apagar mensagens já estava disponível, e sem limite de tempo, mas apenas para Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e outros executivos.

Após a investigação do TechCrunch, um representante do Facebook pediu desculpas por esta opção não estar disponível para os utilizadores e garantiu que a ferramenta iria ser suspensa até se tornar pública: “Nós discutimos esta funcionalidade varias vezes”, afirmou então, acrescentando que “até que [a ferramenta] esteja pronta, não vamos apagar as mensagens de qualquer executivo. Devíamos ter feito isso antes, e pedimos desculpas por não o ter feito”.

A opção de apagar mensagens enviadas já é possível no WhatsApp e no Instagram, plataformas que pertencem ao Facebook.

No final de 2018, Mark Zuckerberg disse estar "orgulhoso do progresso realizado" durante o ano para melhorar a rede social, envolvida numa série de escândalos que minaram a confiança dos utilizadores e despertaram a atenção dos reguladores.

Sugerir correcção
Comentar