Um eléctrico no aqueduto? O Orçamento Participativo é uma caixa de surpresas

Lisboetas querem ter uma palavra a dizer no urbanismo, nos espaços verdes, na mobilidade. Os técnicos da câmara estão a analisar ideias mais ou menos exequíveis. Votação arranca em Março.

Foto
Rita Rodrigues

Qual é coisa, qual é ela que liga as Amoreiras a Monsanto, vence o desnível do vale de Alcântara e oferece grandes vistas da cidade? Sim, há o Viaduto Duarte Pacheco. Mas aqui falamos do Aqueduto das Águas Livres, pois é para este monumento que existe uma proposta surpreendente: “Electrificar o tabuleiro para o eléctrico passar” – foi esta a ideia que um cidadão criativo submeteu ao Orçamento Participativo de Lisboa (OP).

O objectivo é “fazer transitar o eléctrico que parte das Amoreiras, passa a Serafina e acaba na Cova da Moura ou Alto da Boa Vista”. Ainda que bem-intencionado, o projecto parece irremediavelmente condenado a não passar disso mesmo, pois as obras no aqueduto seriam coisa de monta e mudar-lhe-iam a traça a tal ponto que seria difícil reunir um consenso mínimo sobre elas.

Eis a prova provada de como a criatividade lisboeta pode ser quase ilimitada, assim haja espaço para ela jorrar. Apareceram 539 propostas no OP deste ano, que os técnicos da câmara estão agora a ler e a escolher. Só uma pequena parte destas propostas chegará à fase final da votação, daqui a cerca de um mês, e provavelmente já depois de várias serem conjugadas numa só ou de terem alterações para serem mais exequíveis.

vários temas recorrentes, que podem servir como barómetro das preocupações de quem vive e trabalha na cidade. O lixo e a higiene urbana, com especial destaque para os cocós de cães, os espaços verdes, a mobilidade pedonal, os transportes públicos e o arranjo do espaço público são assuntos abordados em muitas propostas, de forma mais ou menos estruturada, visando problemas específicos de um local ou de toda a cidade.

Se há ideias que desafiam a imaginação, outras aparentam ser mais simples. Veja-se a proposta dos pastilhões – isso mesmo, um recipiente para deitar fora pastilhas elásticas depois de mascadas. “À semelhança do que já acontece noutros países, as pastilhas podem ser recicladas, dando origem a produtos em borracha”, escrevem os proponentes.

Outras têm um cunho marcadamente actual. No momento em que se discute acaloradamente o futuro do Martim Moniz, um lisboeta sugere que se coloquem apenas quatro quiosques e se crie um curso de água no centro da praça. A coroá-la, uma enorme esfera armilar.

Há também quem proponha a colocação de um relógio de sol no Cais do Sodré, onde em tempos já existiu um equipamento semelhante. E quem queira criar um novo espaço público em Alcântara, junto à Doca de Santo Amaro, muito parecido ao que existe na Praça de Lisboa, no Porto. “A Doca de Santo Amaro, a marina e Doca Alcântara, precisam de revitalização”, lê-se na proposta.

Ainda para a zona ribeirinha, leia-se a proposta de criação de uma carreira rápida de autocarro entre Algés e o Cais do Sodré, via Av. Brasília, com paragens no Centro Champalimaud, Torre de Belém, MAAT, Docas e Santos. Quem teve a ideia acredita que ela “irá resolver um problema de mobilidade que hoje já é grave e tem tendência a piorar no curto prazo, melhorando a qualidade de vida dos munícipes.”

Isto, como se vê, é apenas uma pequeníssima amostra. Alguma destas propostas passará à fase final? A 1 de Março se saberá.

Sugerir correcção
Comentar