Novo Banco suspende transferência de 1,2 mil milhões de dólares do Estado venezuelano para o Uruguai

O Estado venezuelano tem activos no banco português e Guaidó pediu a Lisboa que os retenha.

Foto
Juan Guaidó é o presidente da Assembleia Nacional Reuters/CARLOS GARCIA RAWLINS

A instituição bancária portuguesa Novo Banco suspendeu nesta terça-feira a transferência de 1,2 mil milhões de dólares do Governo venezuelano para o Uruguai, como pedido pelo Governo de Nicolás Maduro, disse à agência Reuters o deputado venezuelano da oposição Carlos Paparoni. 

Na segunda-feira, a Comissão de Finanças da Assembleia Nacional venezuelana, maioritariamente da oposição, pedira a protecção de activos do país no Novo Banco em Portugal. 

“Fizemos chegar ao Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, a informação sobre as contas nas quais se encontram os activos do Estado venezuelano em Portugal, para pedir perante o Novo Banco e o Governo [português] a protecção dos activos da Venezuela nesse país”, escreveu no Twitter Paparoni, que é o presidente daquela comissão.

A informação foi entregue a Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, e visa a protecção desses activos que, segundo Paparoni, são de contas em Portugal, no Novo Banco. 

Carlos Paparoni sublinhou que o pedido foi feito pela “Comissão Permanente de Finanças da Assembleia Nacional da Venezuela, o único poder legítimo no país”, e segundo “o acordo aprovado por unanimidade [no parlamento] em 15 de Janeiro de 2019”, para “proteger os activos do Estado venezuelano”.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de Janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos para marcar eleições e dirigir uma transição de regime. A Venezuela é um país socialista bolivariano cujo Presidente é Nicolás Maduro (a quem Guaidó chama “usurpador”).

Guaidó, de 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos da América, do Canadá e de vários países da América Latina e prometeu formar um Governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, de 56 anos, chefe de Estado desde 2013 reeleito em eleições que a oposição considerou não-democráticas, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado promovida pelos Estados Unidos.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas. Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300 mil portugueses ou luso-descendentes.

Na segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, anunciou que Portugal reconhece e apoia a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela com a missão de organizar eleições presidenciais livres e justas.

Portugal e outros 18 países da União Europeia assinaram uma declaração conjunta de reconhecimento a Juan Guaidó como “Presidente interino da Venezuela” com o objectivo de convocar “eleições presidenciais livres, justas e democráticas”.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários