Transportes Urbanos de Braga investem 10 milhões em novos autocarros

Sete novos autocarros eléctricos e 25 movidos a gás natural comprimido vão passar a circular na cidade de Braga. Esta medida vai de encontro aos objectivos esperados até 2020.

Foto
Andre Rodrigues

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão investir dez milhões de euros na aquisição de 32 autocarros com "superior eficiência e ecosustentabilidade", assegurando uma melhor "performance ambiental", anunciou a autarquia bracarense esta segunda-feira.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Braga explica que a aquisição dos novos veículos vai ter a comparticipação do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e do Fundo de Coesão em cerca de 3,6 milhões de euros.

A candidatura ao POSEUR, aponta o texto, "para além do investimento na aquisição de autocarros com melhor performance ambiental, inclui também a realização de um investimento em infra-estruturas, designadamente a implementação de uma estação de abastecimento de GNC [Gás Natural Comprimido] e a instalação de novos postos de carregamento dos veículos eléctricos".

Aquele programa "financia o diferencial entre o custo de um veículo a diesel normal e o valor de um veículo ambientalmente mais eficaz, ou seja, os veículos eléctricos e as viaturas a gás natural", lê-se.

Segundo a Câmara de Braga, o co-financiamento associado aos sete autocarros eléctricos correspondeu a uma taxa de co-financiamento de 76,82%, enquanto o co-financiamento associado aos 25 autocarros movidos a GNC e aos restantes investimentos, designadamente as infra-estruturas, correspondeu a uma taxa de cofinanciamento de 85%.

"Os TUB seguem rumo à concretização dos objectivos esperados até 2020, entre os quais se destacam para além dos óbvios ganhos ambientais, a redução da idade média da frota de autocarros, actualmente nos 18 anos, e a possibilidade de continuar a promover de forma eficiente a mobilidade sustentável no concelho", destaca a autarquia.

Sugerir correcção
Comentar