Um meteorito-coração para o Dia dos Namorados?

O meteorito com uma forma rara caiu na Terra em 1947 e vai ser leiloado pela Christie's até ao Dia dos Namorados. A venda online começa quarta-feira.

Fotogaleria
O meteorito Heart of Space Christie's
Fotogaleria
O meteorito exposto Christie's

Os chocolates e as flores estão ultrapassados: a melhor maneira de surpreender alguém neste Dia de São Valentim é oferecendo-lhe um meteorito em forma de coração. Pela quantia certa, a raridade que fazia parte de uma massa de ferro com 320 milhões de anos pode ser sua.

O anúncio foi feito pela britânica Christie's, que revelou a intenção de leiloar online o meteorito baptizado de Heart of Space (Coração do Espaço, em português), entre 6 e 14 de Fevereiro, o Dia dos Namorados. 

A peça foi comprada pela empresa à Malkovich Collection of Meteorites​ de Nova Iorque e a Christie's estima que será vendida por um valor entre os 240 mil e os 400 mil euros.

"Este meteorito fazia parte de um pedaço gigante de ferro com 4,5 mil milhões de anos e que acabou por se desprender da massa maior há 320 milhões de anos – mais de 70 milhões de anos antes de os primeiros dinossauros habitarem a terra", explica James Hyslop, especialista da Christie's em Ciência e História Natural. "Esse pedaço que se desprendeu vagueou pelo espaço até finalmente encontrar a Terra."

No dia 12 de Fevereiro de 1947, por volta das 10h30, várias testemunhas afirmam ter visto a massa de ferro a entrar na atmosfera terrestre. Caiu nas montanhas de Sijote-Alín​, na Rússia. A 14 quilómetros por hora, a massa partiu-se numa explosão de baixa altitude e causou um "estrondo sónico" que partiu janelas, arrancou árvores e fez cair várias chaminés, deixando um rasto de fumo que permaneceu no céu durante várias horas.

Quando a poeira assentou, a 400 quilómetros de Vladivostok, na Rússia, descobriu-se que cerca de 70 toneladas da massa de ferro tinha sobrevivido à entrada na atmosfera terrestre, uma quantidade de matéria que nunca tinha sido registada anteriormente. Alguns fragmentos tinham aterrado em árvores ali perto, enquanto menos 200 tinham criado crateras, a maior delas com 25 metros de diâmetro de diâmetro e seis de profundidade.

À agência de notícias russa Sputnik, um dos astrónomos responsáveis pela investigação da queda do meteorito afirmou terem sido encontrados mais de 3.500 fragmentos da massa original. O grande meteoro, descobriu-se mais tarde, era composto por ferro (93%), níquel (5,8%), cobalto (0,42%), fósforo (0,46%) e enxofre (0,28%).

"Essa foi a maior chuva de meteoritos dos últimos milhares de anos e que para alguns deve ter-se assemelhado ao fim do mundo. É um milagre que ninguém da região tenha morrido", diz o especialista da Christie's​.

Uma das testemunhas da queda do meteorito foi o artista russo P.I. Medvedev, que ilustraria o que tinha observado naquela manhã. A pintura foi reproduzida num selo postal emitido em 1957 pela União Soviética para comemorar o décimo aniversário do evento.

Foto
A ilustração da cena do artista russo P.I. Medvedev Christies

"Entre os fragmentos recolhidos no local estava o espécime em forma de coração. Os meteoritos típicos desta chuva são torcidos ou lisos e arredondados, não existe nenhum com esta forma, portanto uma série de fenómenos teve de ocorrer para que ficasse assim", afirma James Hyslop.

Quando o meteorito se tornou propriedade da Christie's, o especialista entendeu que a data de leilão deveria ser alterada. "A venda ia terminar a 12 de Fevereiro", diz Hyslop, "mas com a chegada desta peça em forma de coração e que é um dos melhores meteoritos de ferro em termos estéticos, como poderíamos não alargar a data até ao Dia dos Namorados?".

Sugerir correcção
Comentar