Agitação marítima fecha onze barras neste sábado

Estão encerradas as barras de Aveiro, de Caminha, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila do Conde, Portinho da Ericeira, Nazaré e São Martinho do Porto.

Foto
PAULO PIMENTA

Onze barras marítimas estão hoje fechadas a toda a navegação e uma está condicionada devido à previsão de forte agitação marítima, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a AMN, estão encerradas as barras de Aveiro, de Caminha, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila do Conde, Portinho da Ericeira, Nazaré e São Martinho do Porto.

A barra marítima do Douro está condicionada a embarcações com "comprimento fora a fora inferior a 35 metros", adianta a informação publicada no site da Autoridade Marítima Nacional.

Devido à previsão de agitação marítima, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) colocou sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a Costa Norte da Madeira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje nas regiões Norte e Centro períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde.

São ainda previstos aguaceiros fracos até ao meio da tarde, em especial no litoral e no extremo norte, que serão de neve acima de 800/1000 metros até meio da manhã.

Para a região Sul, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde.

Relativamente ao estado do mar, o IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com quatro a cinco metros, sendo de cinco a sete metros até meio da manhã, diminuindo para 2,5 a 3,5 metros no final do dia.

Sugerir correcção
Comentar