Beyoncé e Jay Z querem oferecer bilhetes durante 30 anos (aos fãs veganos)

O casal vai oferecer bilhetes (quase) vitalícios para os seus concertos. Em troca, incentiva os fãs a seguirem uma alimentação mais à base de plantas.

Foto
REUTERS/Aaron Josefczyk

Se motivação é o que falta para aderir ao veganismo, Beyoncé e Jay Z querem dar uma ajuda. A cantora anunciou nas redes sociais um concurso (The Greenprint Project Sweepstakes), para oferecer bilhetes quase vitalícios para concertos. O objectivo é incentivar os seus fãs a seguir uma alimentação mais “plant-based”, ou seja, com menos carne. 

Ser vegano ou plant-based não é um requisito, mas os participantes do concurso são convidados a partilhar nas redes sociais qual o tipo de alimentação que seguem — por exemplo, se comem à base de vegetais no trabalho ou pelo menos duas vezes por dia. “Qual é o teu greenprint?” (em tradução livre, pegada verde), pergunta a cantora numa publicação no Instagram. A própria anuncia que, por regra, come um pequeno-almoço à base de vegetais e que adere ao movimento meatless mondays (segundas-feiras sem carne), uma tendência partilhada frequentemente nas redes sociais.

A participação no concurso é limitada aos residentes nos Estados Unidos, maiores de idade. O vencedor receberá bilhetes duplos para concertos de Jay Z e/ou Beyoncé, sendo que se aplicam algumas excepções: por exemplo, apenas pode usufruir de um concerto por cada digressão, por um limite de 30 anos.

Nas redes sociais, a resposta foi de entusiasmo e humor. Um utilizador do Twitter, por exemplo, partilhou um meme com uma rapariga a devorar relva, enquanto outro partilhou um momento da Série The Office, em que uma personagem é forçada a comer brócolos crus.

A iniciativa vem da plataforma The Green Print, lançada recentemente por Marco Borges, fisiologista do exercício norte-americano e autor de livros como The 22-Day Revolution e The Greenprint: Plant-Based Diet, Best Body, Better World. A dieta tem o apoio de Beyoncé e Jay-Z que se juntaram ao amigo e conselheiro de longa data e assinaram o prefácio do novo livro, onde este apresenta diferentes planos alimentares, bem como regras para implementar na vida — já que o veganismo é, mais do que uma uma dieta, um estilo de vida.

Desde 2013 que Beyoncé e Jay-Z apoiam o veganismo e defendem que “os benefícios de uma só refeição plant-based por dia podem ter um grande impacto na saúde e no planeta”, refere o site.

O site do concurso convida as pessoas a navegar por uma espécie de calculador do impacto da dieta à base de plantas no planeta. Por cada 16 refeições plant-based, sugere o site, uma pessoa poderá ter um “impacto equivalente a 25 árvores a absorver gases nocivos do ar durante um mês” ou poupar “a quantidade equivalente de água necessária para encher 428 jarros de água para uma família na Índia”.

Sugerir correcção
Comentar