Em Timor-Leste, bióloga portuguesa descobre novo animal cavernícola

Até agora, Ana Sofia Reboleira já encontrou 59 espécies novas para a ciência que vivem em ecossistemas subterrâneos.

Foto
ANA SOFIA REBOLEIRA/Museu de História Natural da Dinamarca/Lusa

A bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira descobriu em Timor-Leste uma nova espécie de animal cavernícola, um aracnídeo que existe apenas em grutas da ilha e é descrito num artigo publicado hoje na revista científica Zookeys.

A nova espécie descoberta por Ana Sofia Reboleira tem o nome científico Sarax timorensis, reflectindo o facto de ser “uma espécie exclusiva de Timor”, sendo também a primeira vez que uma descoberta do género é feita em Timor-Leste sublinhou a bióloga à agência Lusa.

Trata-se de um aracnídeo da ordem dos amblipígios, que são animais tipicamente tropicais e subtropicais, predadores que capturam as suas presas com poderosas quelíceras (apêndices típicos dos aracnídeos que formam um par de pinças), mas que, ao contrário das aranhas, não possuem veneno.

Descoberto numa gruta situada na província de Lautém, no Leste de Timor-Leste, o animal é “a maior espécie do seu género e tem os olhos e pigmentação reduzidos, uma consequência evolutiva de adaptação à vida nas cavernas”, disse a investigadora, que agora trabalha no Museu de História Natural da Universidade de Copenhaga (Dinamarca), onde coordena um laboratório dedicado ao estudo dos ecossistemas subterrâneos à escala global. A descrição da nova espécie na revista Zookeys contou com a colaboração de Gustavo Miranda, investigador de pós-doutoramento na Instituição Smithsonian, nos Estados Unidos.

De olho numa enorme serpente negra

O Sarax timorensis foi descoberto pela cientista durante a primeira expedição espeleológica portuguesa do projecto Fatuk-kuak hosi Timor-Lorosa’e a grutas de Timor-Leste em 2016, em que coordenou os primeiros trabalhos de prospecção biológica em grutas da ilha.

“Lembro-me bem de recolher estes exemplares”, disse Ana Sofia Reboleira, descrevendo a caverna que “tinha um poço de acesso, uma ribeira subterrânea e uma colónia de morcegos”. Os exemplares foram recolhidos “numa galeria lateral onde estava uma enorme serpente negra que caçava morcegos que passavam na galeria principal”. Enquanto recolhia os animais, “um colega timorense vigiava os movimentos da serpente, que estava bem próxima.”

Foto
Na gruta em Timor-Leste ANA SOFIA REBOLEIRA/Museu de História Natural da DinamarcaLusa/Lusa

A expedição, organizada por quatro grupos de espeleologia portugueses (entre os quais o Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro ao qual a bióloga pertence), durou um mês, ao longo do qual os espeleólogos portugueses deram formação – na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e e em escolas de várias zonas do país – sobre o meio subterrâneo e a importância das grutas no abastecimento local de água. Com o apoio da Fundação Oriente e da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, a expedição contou também com a participação do grupo de espeleólogos timorenses Juventude Hadomi Natureza.

“As ilhas são ecossistemas muito peculiares onde os organismos vivos ficam isolados e onde se podem estudar de uma forma mais simplificada os processos ecológicos e evolutivos”, disse a bióloga, vincando que, dadas as características das grutas, “o meio subterrâneo em ilhas constitui um verdadeiro laboratório vivo para os estudos biológicos”.

Com o Sarax timorensis, Ana Sofia Reboleira já encontrou 59 espécies, e seis géneros, novos para a ciência. Há menos de um mês, a bióloga anunciou a descoberta do primeiro escaravelho português em águas subterrâneas, também uma nova espécie científica, que vive na gruta do Soprador do Carvalho, em Penela, distrito de Coimbra.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários