Chuva forte, neve e ondas de 14 metros até sexta-feira

Há distritos com alerta amarelo e laranja, com as temperaturas mínimas próximas dos 0 graus Celsius.

Foto
PAULO PIMENTA

Sete distritos do continente estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 12h desta quarta-feira e as 6h de sexta-feira.

O IPMA emitiu também para esta quarta-feira um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte entre as 15h desta quarta-feira e as 0h de quinta-feira para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

Na sexta-feira, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 5,5 a 7 metros, com altura máxima que poderá atingir 12 a 14 metros. O aviso laranja para aqueles sete distritos do continente vai estar em vigor entre as 6h e as 18h de sexta-feira.

Também na sexta-feira, os distritos de Setúbal, Beja e Faro vão estar entre as 0h e as 18h sob aviso amarelo devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Segundo o IPMA, o aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente muito nublado e chuva em geral fraca no litoral oeste, estendendo-se às regiões do interior durante a manhã, tornando-se por vezes forte nas regiões Norte e Centro a partir do início da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 800 metros, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte no litoral a partir da tarde, com rajadas até 65 quilómetros por hora a norte do Cabo Carvoeiro, e tornando-se forte nas terras altas, com rajadas até 85 km/h a partir do meio da tarde. Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre 1 grau (em Bragança e Guarda) e os 10 graus Celsius (em Faro) e as máximas entre os 8 (em Bragança) e os 17 (em Faro).

Sugerir correcção
Comentar