Mineiros desaparecidos na Polónia devido a sismo

Terramoto de intensidade 4,8 na escala de Richter fez-se sentir numa zona dedicada à exploração mineira, em Obiszow, na Polónia.

Foto
Imagens da mina de Rudna, captadas em 2010 pela Reuters Reuters/AGENCJA GAZETA (arquivo)

Um terramoto de intensidade 4,8 na escala de Richter deixou oito mineiros soterrados nas minas de de Rudna, em Obiszów, na Polónia. As forças de socorro já encontraram sete mineiros, ficando apenas a faltar um. O epicentro sísmico ocorreu a 770 metros de profundidade, diz o jornal polaco Wyborcza.

A informação foi avançada pela empresa mineira da região, a KGHM, que continua a tentar resgatar os homens que estiveram inicialmente dados como desaparecidos.

"Falta apenas encontrar um mineiro preso. A acção de salvamento decorre", informa a organização no Twitter. Na mesma rede social, a empresa informou às 18h57 (hora de Portugal Continental) que as buscas ainda decorrem enquanto há ainda mineiros em observação no hospital de Glogóvia.

Quando o alerta foi dado pelas 12h43 (hora na Polónia), havia 32 mineiros da KGHM no local. Sete foram levados para observação ao hospital, dez ficaram com ferimentos ligeiros e os restantes, excepto os últimos oito que desapareceram, conseguiram escapar das minas e chegar à superfície pelos próprios meios.

A localidade de Obiszow fica a mais de 470 quilómetros a oeste da capital Varsóvia, situando-se a cerca de 140 quilómetros da fronteira sudeste com a Alemanha.

Sugerir correcção
Comentar