Crowdfunding para financiar buscas por Emiliano Sala ultrapassa os 300 mil euros

Dinheiro servirá para mobilizar meios que patrulhem a zona onde se pensa ter caído o avião do jogador. Vários futebolistas influentes contribuíram para a avultada quantia.

Foto
Adeptos e jogadores pedem que autoridades continuem as buscas pelo futebolista argentino LUSA/EDDY LEMAISTRE

Depois dos pedidos de Romina Sala, irmã de Emiliano Sala, para que as autoridades não interrompessem as buscas pelo futebolista, a família decidiu criar uma página de financiamento colaborativo (crowdfunding), para financiar novas buscas pelo jogador. O avião do argentino desapareceu na segunda-feira, exactamente há uma semana, na região do Canal da Mancha. O avião bimotor fazia uma viagem entre França e Cardiff, no país de Gales.

Para além das inúmeras contribuições de fãs de Emiliano Sala e amantes do futebol, vários profissionais contribuíram para que a marca dos 300 mil euros — objectivo inicial proposto pela família — fosse não só atingido, mas ultrapassado.

Kylian Mbappé, futebolista do PSG, terá doado 30 mil euros para o fundo. O colega de equipa de equipa, Adrien Rabiot, também faz parte de uma longa lista que inclui nomes como o francês Dimitri Payet (Marselha), Laurent Koscielny (Arsenal) e os portugueses Anthony Lopes (Lyon) e Pedro Mendes (Montpellier).

O dinheiro recolhido pela página será usado para mobilizar meios aéreos e marítimos que permitam procurar — e patrulhar — a área onde se pensa ter caído o avião bimotor onde seguia Emiliano Sala e o piloto Dave Ibbotson, também desaparecido.

A decisão de suspender as buscas dias após o desaparecimento do jogador argentino foi muito criticada, especialmente pelas pessoas mais próximas de Emiliano Sala. A ex-namorada do futebolista disse, no Twitter, que era "uma vergonha" as buscas terem sido encerradas dias após o desaparecimento da aeronave onde seguia o jogador. "Por favor, continuem a procurar o avião. O Emiliano Sala e o piloto têm de ser salvos! Precisamos de respostas, a família e os amigos estão à espera. É muito cedo, não deixem de procurar", suplicou. 

Foto
Companheiros de equipa de Emiliano Sala não conseguiram conter a emoção EDDY LEMAISTRE / LUSA

Nas redes sociais, foi criada a hashtag #NoDejenDeBuscar (não deixem de o procurar, em português), com o objectivo de levar as autoridades a continuar as operações de resgate, que foram encerradas na quinta-feira, por falta de pistas credíveis relacionadas com o caso. "As possibilidades de sobrevivência [dos ocupantes do avião] são extremamente remotas", reconheceu a polícia de Guernsey, em comunicado.

Apesar da pouca probabilidade de Emiliano Sala ser encontrado com vida, Messi, Diego Maradona, Higuaín, Kun Agüero, Buffon e Acuña, jogador argentino do Sporting, foram alguns dos jogadores que recorreram às redes sociais para mostrar apoio pelo movimento.

Emiliano Sala estava prestes a mudar-se para o Cardiff, emblema do País de Gales, deixando o Nantes, clube do campeonato francês. A transferência — que ascendeu aos 17 milhões de euros — também se encontra envolta em indefinição, com o Cardiff a anunciar o congelamento do pagamento da transferência (que já estava registada na FIFA).

Sugerir correcção
Comentar