Director do AmadoraBD demite-se de cargo que ocupa há 20 anos

"O festival vai fazer 30 anos e como qualquer projecto precisa de renovação", afirmou Nelson Dona.

Foto
Miguel Manso

O director do Festival de Banda Desenhada da Amadora, Nelson Dona, demitiu-se do cargo que ocupava há 20 anos, justificando que o AmadoraBD precisa de renovação, revelou à agência Lusa.

"O festival vai fazer 30 anos e como qualquer projecto precisa de renovação", afirmou Nelson Dona.

Ligado ao festival desde a primeira edição, primeiro como produtor, depois como director de arte, programação e produção, e por fim director-geral desde 1999, Nelson Dona explicou à agência que sai da direcção também por razões pessoais e por "não estar disponível para trabalhar nas mesmas condições".

"Há um problema de adequação entre o que é um grande evento cultural e os tempos de um organismo público. O empenho da câmara [municipal da Amadora] é grande, mas quando planeamos todos juntos vamos encontrando uma série de bloqueios legais e temos de encontrar soluções para o que deveria ser simples", referiu.

Ao PÚBLICO, o director demissionário afirmou que as autarquias hoje se "debatem com problemas cada vez maiores para conseguir concretizar os seus projectos". O festival, prosseguiu, tem agora "uma dimensão muito grande", o que fazia com que o seu trabalho, que "é ser gestor cultural", fosse ocupado "grande parte do tempo pela dimensão burocrática". "Obviamente que há muito trabalho de administração e burocrático", mas este estava a intrometer-se nas partes de programação, produção e "acompanhamento cultural" que caracterizam as suas tarefas.

"Depois de 20 anos, chegou o momento. Conversámos todos de forma serena, decidimos que chegou o momento de passar o testemunho a outra equipa, tal como foi passado para mim há 20 anos", resumiu ao PÚBLICO. Nelson Dona continuará ligado ao festival, alegando que "uma nova equipa deverá ter liberdade total para fazer aquilo que entender", mas manter-se-á "a trabalhar nos serviços de cultura da Câmara Municipal da Amadora", não adiantado, para já, novos projectos.

Questionada pela Lusa, fonte oficial da Câmara Municipal da Amadora lembrou que o AmadoraBD "celebra este ano a sua 30.ª edição, um marco importante na história do maior festival de banda desenhada do país, sendo também para o Município da Amadora uma oportunidade para rejuvenescer a equipa e dar um novo impulso ao festival, mantendo a qualidade que sempre lhe foi reconhecida".

O município acrescentou que "o Amadora BD continuará a ser dirigido e promovido pela autarquia".

O AmadoraBD, que é considerado um dos eventos culturais emblemáticos da Amadora, decorre anualmente entre Outubro e Novembro com exposições, apresentações de livros, sessões de autógrafos e atribuição de prémios.

Nos últimos anos, grande parte da programação do festival tem decorrido no Fórum Luís de Camões, embora tenha eventos espalhados pela cidade.

Além da direcção do AmadoraBD, Nelson Dona foi programador do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem entre 1999 e 2013.

Sugerir correcção
Comentar