O software português que chegou primeiro a Hollywood e só depois aos investidores

O Sound Particles, um programa para profissionais de som, recebeu um investimento de 400 mil euros de capital de risco.

Foto
Nuno Fonseca, fotografado em 2017 Nuno Ferreira Santos

Começou por ser um hobby de um professor do ensino superior. Foi depois adoptado por grandes produções de Hollywood. Em 2016 tornou-se uma empresa. Agora, já com dez pessoas a trabalhar, centenas de clientes e reconhecimento no meio, recebeu o primeiro investimento de risco.

"Quando se trabalha em tecnologia de ponta, como é o nosso caso, ou crescemos, ou morremos”, explicou ao PÚBLICO o criador do Sound Particles, Nuno Fonseca, que antes de se dedicar a tempo inteiro ao projecto dava aulas no Instituto Politécnico de Leiria. “A razão para este investimento é precisamente acelerar o desenvolvimento de novos produtos, aumentando a nossa posição no mercado.” 

A empresa, que tem sede em Leiria, recebeu 400 mil euros de investimento, numa ronda liderada pelo Indico Capital Partners, um fundo de capital de risco português lançado recentemente e que pretende investir 46 milhões de euros em startups tecnológicas da Península Ibérica. Na ronda participou também a portuguesa REDangels. Em comunicado, os novos investidores dizem que querem “começar a preparar a abordagem aos grandes mercados de videojogos e da realidade virtual”.

O Sound Particles é dirigido a profissionais de som. Permite aos utilizadores criarem produções sonoras, atribuindo sons diferentes a milhares de partículas, que podem ser distribuídas por um espaço tridimensional. As partículas podem também ser agrupadas em conjuntos, e podem comportar-se de forma coordenada ou ter comportamentos com alguma aleatoriedade. Foi concebido para cenas em que múltiplos sons se cruzam, como tempestades, batalhas medievais e corridas de naves.

O programa de computador tornou-se conhecido no meio, conseguindo depois disso uma grande cobertura mediática. Foi usado em filmes como Aquaman, Carros 3 e Batman versus SuperHomem, entre outros títulos, bem como na série televisiva Star Trek: Discovery e em videojogos.

Uma licença para usar o Sound Particles custa 249 euros e, de acordo com o criador, o programa tem cerca de 600 clientes. A empresa vende também outro software de som.

 “O que temos neste momento é uma tecnologia de nicho de mercado, mas a nossa visão é muito mais abrangente”, disse Nuno Fonseca. “Queremos mudar a forma como se faz som para cinema, e para implementar essa visão, são necessários muitos recursos.”

Sugerir correcção
Comentar