Prolongada a audição pública do estudo da requalificação do Rosssio de Aveiro

O aspecto mais controverso do projecto de requalificação do Rossio é a construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

Foto
ADRIANO MIRANDA

O período de audição pública do estudo prévio para a requalificação do Rossio, que terminava nesta sexta-feira, foi prolongado até ao dia 31, anunciou a Câmara de Aveiro.

"Atendendo às várias solicitações de munícipes e movimentos de cidadãos, que chegaram à Câmara Municipal de Aveiro (CMA), solicitando o prolongamento deste tempo, e tendo em devida nota a vontade expressa da CMA em ouvir e debater o Estudo Prévio do Projecto de Qualificação do Rossio, decidimos prolongar o período de audição pública até à próxima quinta-feira, dia 31 de Janeiro de 2019", refere uma nota de imprensa municipal.

Relembrando que a memória descritiva da primeira versão do Estudo Prévio do Projecto pode ser consultada em www.cm-aveiro.pt, o executivo presidido por Ribau Esteves (PSD/CDS) recorda que a submissão a audição pública da primeira versão do estudo prévio, que inicialmente tinha a data desta sexta-feira como limite para a entrega de contributos, decorre do compromisso assumido publicamente pelo executivo camarário.

O aspecto mais controverso do projecto de requalificação do Rossio, no centro da cidade, contestado por partidos, movimentos e personalidades, é a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 263 lugares, sendo prometidos lugares reservados só para moradores, com uma política tarifária específica.

O Estudo Prévio do Projecto do Rossio aponta para uma estimativa de custo da obra de cerca de 8,6 milhões de euros, a que acresce o IVA, sendo o financiamento assegurado por um investidor privado, como contrapartida da exploração do parque de estacionamento, e por Fundos Comunitários do Programa Regional Centro 2020, ao qual a CMA já apresentou candidatura no final de Dezembro de 2018.

Sugerir correcção
Comentar