Autarcas alheios às comemorações do 40.º aniversário da Universidade do Algarve

O primeiro reitor, Manuel Gomes Guerreiro, dá nome a um prémio de investigação, aberto a todas as instituições universitárias

Foto
NUNO FERREIRA SANTOS

Cerca de uma centena de iniciativas e eventos, a decorrerem até final do ano, marcam o 40º aniversário da Universidade do Algarve (Ualg). Na cerimónia de apresentação do programa, na passada quinta-feira, apenas estiveram presentes os presidentes de três das 16 câmaras da região: Faro, Loulé e Vila do Bispo. A atribuição de um prémio de investigação, com o nome do primeiro reitor, Manuel Gomes Guerreiro — cujo centenário do nascimento também se assinala em 2019 —, é um dos destaques dos acontecimentos, que têm por objectivo mobilizar a região e projectar internacionalmente a instituição.

O galardão “Manuel Gomes Guerreiro”, no valor de dez mil euros, destina-se a premiar uma obra publicada — tese ou livro — em qualquer uma das áreas de investigação da Ualg. Todas as instituições poderão concorrer. As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de Maio, em domínios que se poderão estender das Artes, Comunicação e Património, até às Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente, passando pelas Ciências e Tecnologia da Saúde, Gestão e Turismo.

“Nem consigo imaginar o que seria a região sem a Universidade”, afirmou o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, referindo-se à influência que o ensino superior teve numa região periférica, apesar de imagem cosmopolita que lhe está associada, por via do turismo.

Sobre os ensinamentos académicos e as lições de vida deixados por Gomes Guerreiro, os testemunhos dos oradores foram todos no sentido de o apontar como “um exemplo” para a sociedade. “Figura ímpar para a região, para o país, e, em particular para o Algarve”, destacou o reitor Paulo Águas.

Por seu lado, o presidente de Loulé, Vítor Aleixo, sublinhou “a política de aproximação” que o município tem vindo a fazer à Ualg para desenvolver algumas áreas ligados ao património e cultura, nomeadamente a criação de um Geoparque que se estende até ao concelho de Silves. Nesse sentido, manifestou ainda a Paulo Águas a disponibilidade para “contribuir para o alargamento da oferta de residências universitárias”, no âmbito do programa de habitação que está a desenvolver. Embora a Universidade do Algarve esteja a colaborar em vários projectos com a Associação de Municípios do Algarve (Amal), esta entidade não surge assinada ao programa do 40º aniversário da Ualg. O prémio “Manuel Gomes Guerreiro”, a atribuir a 12 de Dezembro, dia do fecho das comemorações, é patrocinado pelas câmaras de Faro e Loulé.

Sugerir correcção
Comentar