E se pudesse escolher os hotéis pela forma como tratam os trabalhadores?

Em Espanha, está a ser desenvolvido um selo de qualidade com o objectivo de certificar os hotéis que ofereçam “condições laborais dignas” aos seus trabalhadores. E o projecto quer tornar-se internacional.

Foto
Beawiharta Beawiharta/Reuters

No momento de escolher um hotel, olhamos ao preço, à localização, às estrelas, ao conceito, às infra-estruturas e serviços, às opiniões de outros hóspedes, aos certificados de sustentabilidade ambiental. E se fosse possível ter também em conta a forma como o hotel trata os trabalhadores?

É esse o objectivo do projecto “Hotéis justos, laboralmente responsáveis”, promovido por duas centrais sindicais espanholas, UGT e CC OO, em colaboração com a Faculdade de Turismo da Universidade de Málaga.

Trata-se de um sistema que avalia o respeito pelas leis do trabalho e a oferta de boas condições laborais em cada unidade hoteleira, tendo em conta seis critérios: relação empregador-trabalhador, emprego, saúde e segurança no trabalho, formação e desenvolvimento profissional, diversidade e igualdade de oportunidades e equidade retributiva (estes subdividem-se, depois, por um total de 18 indicadores). A ideia é que, no final da avaliação, seja atribuída uma pontuação e, consoante a mesma, seja atribuído ou não o selo de qualidade.

O site já existe, mas por enquanto inclui apenas informação detalhada sobre o projecto. Segundo o jornal espanhol El País, a ideia será tê-lo completamente operacional durante a Semana Santa, já com alguma cadeia hoteleira certificada. Os sindicatos estão a “falar com grupos hoteleiros para que estes se inscrevam voluntariamente para serem avaliados”. Em breve, também poderão fazer uma auto-avaliação preliminar.

A partir desse momento, será possível consultar a página para saber quais os hotéis com a certificação – e incluir mais um indicador na balança quando marcar as próximas férias em Espanha e, quem sabe, no resto do mundo, já que a aspiração do projecto é, no futuro, converter-se num “sistema de certificação internacional”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários