Médicos denunciam: crescem os casos de doentes em situação crítica por recurso a "pseudoterapias"

O bastonário dos Médicos de Portugal, Miguel Guimarães, explicou que grande parte desses casos resulta de atrasos nos diagnósticos.

Foto
Rui Gaudencio

As ordens dos médicos da Península Ibérica avisam que são crescentes os casos de doentes em situações críticas por recorrerem a "pseudoterapias ou a pseudociência" e apelam a que se aperte o controlo sobre "falsas actividades preventivas e curativas".

O apelo dirigido aos responsáveis políticos e às autoridades surge numa declaração assinada em Madrid por representantes da Ordem dos Médicos de Portugal e da sua congénere espanhola, o Consejo General de Colegios Oficiales de Médicos de España.

Numa reunião que decorreu no final da semana passada, os representantes médicos analisaram a "crescente proliferação de casos de doentes em situações críticas" pelo uso de "pseudoterapias", que não são baseadas na evidência científica, dizem, nem estão validadas pela comunidade científica.

O bastonário dos Médicos de Portugal, Miguel Guimarães, explicou à agência Lusa que grande parte desses casos resulta de atrasos nos diagnósticos, com as pessoas a submeterem-se a supostas terapias sem qualquer validade científica ou efeito.

Na declaração de Portugal e Espanha, nesta quinta-feira divulgada, as duas ordens dos médicos apelam aos responsáveis políticos para criar legislação que combata as "pseudoterapias" e a "pseudociência" e para apertar o controlo à divulgação ou aplicação de "falsas actividades preventivas e curativas".

O documento esclarece que "pseudoterapia" é toda a oferta de cura de doenças ou de alívio de sintomas e melhoria da saúde usando procedimentos, técnicas, produtos ou substâncias baseadas em crenças ou em critérios sem evidência científica ou sem validação e que são falsamente apresentadas como científicas.

Apelo à denúncia

As duas ordens apelam a que todos os actos de "pseudociência" ou de falsas terapias sejam denunciados, por constituírem uma "fraude à saúde" e querem que todas essas práticas sejam "expressamente proibidas e excluídas de qualquer sistema de saúde", sendo consideradas como práticas que atentam contra a saúde pública e contra a segurança dos doentes.

A declaração indica ainda que todo o médico tem obrigação de informar o doente de que as "pseudoterapias" não são uma especialidade médica. Aliás, as duas ordens consideram que a profissão médica tem de "aprofundar aspectos como a relação médico-doente" ou a comunicação pessoal, como forma de "evitar o recurso às pseudociências e pseudoterapias".

Para o bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal este devia ser "um assunto de Estado". Miguel Guimarães indica que a ministra da Saúde de Espanha está disponível para "combater as falsas terapias" e que será promovido um encontro com a ministra da Saúde portuguesa, Marta Temido, para em conjunto desenvolver acções "de combate à não ciência ou à pseudociência".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários