“Engenharia humanitária”: mineiros preparados para entrar no túnel e chegar a Julen

Assim que o revestimento do túnel vertical estiver concluído, os mineiros entrarão através de uma estrutura metálica para escavar manualmente os quatro metros da galeria horizontal restantes.

Foto
Mineiros da equipa de resgate chegam ao local das operações em Totalán (Málaga) Reuters/JON NAZCA

Os trabalhos para resgatar Julen, o menino de dois anos que caiu num poço em Málaga (Espanha), estarão na recta final e os mineiros estão prontos para entrar no túnel a qualquer momento. 

Nesta terça-feira, dificuldades técnicas atrasaram as operações de salvamento. Os tubos que revestem o túnel vertical ficaram presos ao atingir os 40 metros de profundidade (devido à irregularidade das paredes e dureza da rochas), pelo que a equipa foi obrigada a perfurar novamente o túnel de forma a alargá-lo para que, posteriormente, a estrutura metálica com os mineiros consiga passar. 

Na madrugada desta quarta-feira (cerca das 5h de Lisboa), a equipa terminou de perfurar novamente o túnel vertical e está agora a concluir o seu entubamento, avança o El País.

Foto
As operações de resgate prosseguem em Totalán (Málaga) para salvar o menino que caiu a um poço Jon Nazca/REUTERS

Segundo o mesmo jornal, os mineiros da Brigada de Salvação, vinda das Astúrias, estão preparados para avançar a qualquer momento. Nesta fase final do resgate, os mineiros irão descer o túnel através de uma estrutura metálica (com 1,05 metros de diâmetro, 2,5 metros de altura e cerca de 300 quilos) e escavar, de forma manual, uma galeria horizontal de quatro metros para chegar ao poço. 

A escavação da galeria horizontal deverá demorar, no máximo, 24 horas segundo Ángel García Vidal, coordenador das operações de resgate, que classificou os trabalhos como uma “obra de engenharia humanitária”. A equipa de oito mineiros irá escavar os quatro metros restantes por turnos (de entre uma a duas horas) com recurso a equipamentos como pás e martelos pneumáticos. 

As condições no terreno têm vindo a atrasar as operações de resgate, que duram há dez dias. Inicialmente, esperava-se que a perfuração do túnel vertical (com 60 metros de profundidade) ficasse concluída na manhã de segunda-feira, tendo sido necessário canalizar o túnel para evitar que o terreno ceda e para que os mineiros consigam lá chegar.

Nesta terça-feira, um juiz de instrução de Málaga abriu uma investigação para averiguar as circunstâncias exactas em que Julen caiu no poço. 

O menino de dois anos foi dado como desaparecido a 13 de Janeiro, depois de cair num poço na serra de Totalán. Posteriores análises de ADN a cabelo encontrado no poço confirmaram que Julen está mesmo preso naquele local. 

Sugerir correcção
Comentar