Ministro destaca que Portugal se defende na costa ocidental africana

Fragata leva a bordo 156 militares, entre os quais equipas de fuzileiros, mergulhadores e médicos.

Foto
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O ministro da Defesa Nacional afirmou esta terça-feira que a missão da fragata Álvares Cabral, que parte esta manhã para a costa ocidental africana para ajudar na defesa daquele território, "contribui para a segurança de Portugal e da Europa".

"A fragata Álvares Cabral parte agora numa missão de dois meses, descendo a costa africana (...) e a falta de segurança naquela região é algo que produz insegurança para a Europa. Nessa medida, aquilo que vai fazer é ajudar na consolidação da soberania daqueles países, ajudá-los a patrulharem as suas águas e também contribuir para a segurança de Portugal e da Europa", declarou João Gomes Cravinho.

O ministro falava aos jornalistas na Base Naval de Lisboa, em Almada, após discursar perante os 156 militares que esta terça-feira partem em missão para a costa ocidental africana, passando por Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Gabão, Angola, Camarões e Costa do Marfim.

Para o governante, a segurança de Portugal "começa longe das nossas fronteiras" e esta missão, inserida na iniciativa Mar Aberto 2019, é disso um exemplo. Os militares vão permanecer em missão até 6 de Abril e o ministro da Defesa aproveitou a ocasião para lhes salientar o seu papel como "embaixadores de Portugal".

"Efectivamente são marinheiros do mar e são embaixadores em terra quando contactam com as populações locais, aquilo que os habitantes estão a ver é um representante de Portugal", salientou. Segundo o titular da Defesa, "vão fazer várias actividades de cooperação, quer seja de formação militar, formação da marinha, de guarda costeira dos países que vão visitar e também levar vários produtos humanitários, que representam aquilo que é a vontade da população portuguesa de estar mais próxima dos países lusófonos, de Cabo Verde, Angola e São Tomé".

A missão vai permitir transportar diverso material de apoio a entidades e organismos sediados nos países, em particular ao navio patrulha Zaire, também da Marinha Portuguesa, que se encontra em missão na guarda costeira de São Tomé e Príncipe, desde 3 de Janeiro de 2018. A Fragata Álvares Cabral é comandada pelo capitão Alexandre dos Santos Fernandes e tem 156 militares a bordo, incluindo equipas de fuzileiros, de mergulhadores e médica.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários