Facebook cria ferramenta para petições públicas

Funciona como os eventos, permitindo aos utilizadores mostrar apoio a causas premindo apenas um botão.

Foto
Por ora, a funcionalidade está disponível apenas nos EUA Reuters/Eric Gaillard

O Facebook tem uma nova funcionalidade, chamada “Acções da Comunidade”, que já se encontra disponível nos Estados Unidos. Vai permitir que os utilizadores criem e assinem petições, em que podem ser assinaladas as páginas oficiais das entidades em causa.

A ferramenta chegará gradualmente aos restantes países, incluindo Portugal, após algumas actualizações, conta o site TechCrunch.

Criação de eventos, publicações e pedidos de angariação de fundos também estarão disponíveis enquanto for possível assinar uma petição. Com esse fenómeno já a dominar o Facebook, que permite mobilizar muitas pessoas para protestos e manifestações nas ruas por todo o mundo, a rede social pretende agora fazer concorrência a sites de petições como o Change.org (em Portugal, um dos mais populares é o Peticão Publica).

O Facebook idealiza uma aproximação entre a população e vários organismos da sociedade, especialmente a nível local. O funcionamento será semelhante à funcionalidade para criar eventos: basta carregar em “apoiar” e o utilizador ficará notificado sobre os desenvolvimentos da causa que é manifestada.

Foto
Exemplo da extensão "Acções da Comunidade" no Facebook, em inglês. Trata-se de uma petição para haver pontos de reciclagem num parque nos EUA DR

O WhatsApp, também detido pelo Facebook, também tem sido uma aplicação que mobiliza várias pessoas em torno de causas. No entanto, para minimizar a circulação de notícias falsas e boatos, este serviço começou nesta segunda-feira a limitar a possibilidade de reencaminhamento de mensagens.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários