A Sardenha não é só praia - mas é praia muito boa

Autoridades de Turismo da segunda maior ilha do Mediterrâneo querem promover-se enquanto destino para o ano inteiro. Em Portugal, ligação directa do Porto para Cagliari pode dar uma ajuda.

Fotogaleria
Scoglio di Peppino DR
Fotogaleria
Fotogaleria
Cagliari
Fotogaleria
Cagliari
Fotogaleria
La Maddalena
Fotogaleria
Nebida
Fotogaleria
Marceddi

David Crognaletti vivia em Milão. Um dia, era Outubro, decidiu voar daquela cidade do Norte de Itália para Cagliari, no Sul da Sardenha. “Passei quase de dois graus centígrados para 26, foi incrível, as pessoas estavam na praia.” Foi aí que se deu o clique: David mudou-se para a ilha com a família – porque esta ilha, que é feita de muitas praias, tem muito mais para além de praia. “Foi o lugar perfeito para recomeçar", diz, assegurando que “há qualidade de vida e ofertas diversificadas”. 

Hoje responsável comercial do aeroporto de Cagliari, para onde a Ryanair, desde Novembro passado, voa a partir do Porto, David integra a comitiva que na semana passada veio ao Porto promover o turismo naquela que é a segunda maior ilha do Mediterrâneo – suplantada apenas pela Sicília. Com ele vieram Giuseppina Scorrano, responsável pela promoção internacional do Turismo da Sardenha, e o chef sardo Pierluigi Fais, que, no Hotel Intercontinental, cozinhou uma refeição típica da ilha para conquistar pelo estômago jornalistas e operadores turísticos.

Mas o que é que a Sardenha tem, para além dos “2000 quilómetros de praias”? Tem, desde logo, “paisagens em constante mudança”. “Para além das costas paradisíacas, o interior do território da Sardenha é ideal para os amantes de natureza e do turismo activo”, lê-se no dossier de imprensa distribuído durante a apresentação. Tem ainda património arqueológico, de que é exemplo Barumini, onde existe uma “aldeia pré-histórica fundada pela primeira civilização nativa” da ilha, os nuraghi.

Foto
DR

Para além disso, a Sardenha orgulha-se de ter eventos para todo o ano. Por estes dias, a 17 de Janeiro, arrancaram oficialmente os festejos do Carnaval, com os fogos-de-artifício de Santo António, o mais famoso dos quais o da comunidade de Mamoiada. A seguir ao Carnaval vem a Páscoa, que é devotamente celebrada em Castelsardo e Iglesias. Em Cagliari, a 1 de Maio, decorre a procissão de Sant’ Efisio, dedicada ao padroeiro da cidade e que assinala o início da Primavera. Por fim, a temporada de Verão, que dura aproximadamente cinco meses.

Foto
Sant' Efisio, Cagliari

Agora é só olhar para o calendário e escolher a época que mais lhe convém. Do Porto, na temporada de Inverno (até ao fim de Março), os voos partem às segundas-feiras às 16h25 e chegam a Cagliari às 19h55; às quintas-feiras, os aviões saem da Sardenha às 12h10 e aterram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro às 15h40. A partir de 1 de Abril, mudam-se os horários: Porto-Cagliari às 6h45, na mesma às segundas-feiras; e Cagliari-Porto às 10h30, às sextas-feiras. Esta tarde, no site da companhia aérea, era possível reservar-se uma viagem em meados de Maio por 57,10€, ida e volta. Em Junho, os preços quadruplicam (na melhor das hipóteses).

Sugerir correcção
Comentar