TVI e RTP competem para ficar com Quadratura do Círculo

Mal a notícia do fim do programa de debate na SIC foi conhecida, as outras duas estações de televisão puseram-se em campo para tentar esta transferência milionária.

Foto
Nuno Ferreira Santos (arquivo)

É mais um episódio na guerra de audiências televisivas, desta vez de um dos programas de debate político mais prestigiados da televisão portuguesa: a RTP e a TVI estão a disputar a Quadratura do Círculo e, ao que o PÚBLICO apurou, a batalha está ao rubro.

Mal se soube que a SIC tinha decidido “descontinuar” o programa ao fim de 14 anos, as estações concorrentes puseram-se em campo. Em ano eleitoral, será uma mais-valia ficar com um formato de debate político diferente dos outros, em que os três intervenientes – Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho – são senadores dos respectivos partidos (PSD, CDS e PS) mas sem cargos políticos, e com provas dadas numa capacidade de análise mais distante, inteligente e informada.

Neste momento, ninguém quer falar sobre o assunto. Nem Maria Flor Pedroso, directora de informação da RTP, nem Sérgio Figueiredo, o seu homólogo da TVI, nem os comentadores. O segredo é a alma do negócio, mas também é certo que o canal de Queluz pode ter alguma vantagem, desde logo pelo facto de já contar com um programa de Pacheco Pereira – Ephemera – Objectos Tocados pela História – que vai para o ar aos sábados à noite na TVI 24 e já vai na segunda temporada.

Há dois dias, o Diário de Notícias dava conta da possibilidade admitida por Sérgio Figueiredo de dar mais tempo de antena ao historiador e comentador, mas sem revelar em que termos.

Na SIC, o último episódio da Quadratura do Círculo vai para o ar no dia 24, depois de o director de informação do Grupo Impresa, Ricardo Costa, ter anunciado a decisão de terminar com o programa, devido a “alterações na grelha do canal”.

As razões da SIC

“Alterações na grelha do canal” foi a justificação dada para acabar com este espaço de informação e debate que há 14 anos era transmitido regularmente na SIC Notícias. “Vamos mudar de edifício, de estúdios e vamos fazer alterações à grelha de programas. Esta a única razão para o fim do Quadratura do Círculo”, confirmou, esta terça-feira, ao PÚBLICO Ricardo Costa, director de informação do Grupo Impresa.

Ricardo Costa disse saber “a importância do Quadratura” e que nada tem contra o programa. Porém, acrescentou, “chegou a altura de fazer algumas alterações à grelha”. “Fui eu que trouxe o Quadratura para a SIC quando o programa acabou na TSF há 14 anos, mas chegou a altura de mudar. Vamos apostar em novos formatos”, acrescentou.

Actualmente, Quadratura do Círculo é transmitido às quintas-feiras, às 23h. Tem como moderador o jornalista Carlos Andrade e como comentadores José Pacheco Pereira (colunista do PÚBLICO), António Lobo Xavier e Jorge Coelho. 

Sugerir correcção
Ler 13 comentários