Rede internacional usava certidões de casamento falsas feitas em Portugal

Cerca de 50 mulheres portuguesas foram recrutadas para se casarem com homens que não conheciam, facilitando assim a imigração ilegal destes últimos.

Foto
O SEF teve 54 inspectores envolvidos na operação Daniel Rocha

Quatro detidos, uma advogada constituída arguida e um suspeito obrigado a apresentações diárias na PSP da área da residência é o balanço final da Operação Amouda, uma intervenção conjunta das autoridades portuguesas e belgas que na passada terça-feira desmantelou um grupo criminoso que organizava casamentos de conveniência entre cidadãs portuguesas e homens oriundos, sobretudo, do Paquistão, para facilitar a imigração ilegal destes últimos. Nesse dia foi anunciada a detenção, em Portugal, de três suspeitos. Esta quinta-feira o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a detenção da “última suspeita” em território nacional. Na Bélgica foram detidas 17 pessoas.

A última mulher a ser detida, que seria organizadora e também noiva nesta rede, vai ser ouvida esta sexta-feira no Tribunal de Loures, para lhe serem aplicadas as medidas de coacção. Para já, os três detidos na terça-feira, um suspeito de falsificação e dois de angariação de mulheres, ficaram em prisão preventiva, enquanto a advogada de Lisboa constituída arguida, e que seria responsável por forjar as certidões de casamento, que nunca chegaram a passar por qualquer conservatória do Registo Civil, aguardará o processo em liberdade. O grupo desmantelado está indiciado pelos crimes de “associação ao auxílio à imigração ilegal, imigração ilegal, falsificação ou contrafacção de documentos, casamentos de conveniência e associação criminosa”, refere o SEF.

A investigação começou já em 2015, na Bélgica, quando a Polícia Federal daquele país detectou um aumento suspeito do número de certificados de casamento entre mulheres portuguesas e homens de origem paquistanesa, na zona de Ieper. O SEF juntou-se às averiguações no ano seguinte, depois de terem sido alertados pelos belgas para a existência das certidões de casamento emitidas em Portugal, que, segundo indica fonte destes serviços, “viriam a revelar-se falsas”. A operação desta semana contou com o apoio da Europol e da Eurojust.

O grupo terá recrutado pelo menos 50 mulheres portuguesas para participarem em casamentos de conveniência com homens que nunca tinham visto, mediante o pagamento de cerca de cinco mil euros. Munidos dos certificados de casamento falsos, os “casais” viajavam para a Bélgica, onde procuravam obter a legalização do imigrante, por via do suposto casamento com uma cidadã do espaço comunitário. O SEF explica que, graças a este esquema, os homens conseguiam permanecer na União Europeia “obter autorização de residência e, em seguida, obter lucros ilícitos com benefícios sociais”.

O trabalho desenvolvido nestes anos culminou esta terça-feira, já depois de ter sido criada uma equipa de investigação conjunta (JIT – Joint Investigation Team), com a detenção de 20 suspeitos. A Operação Amouda teve a participação de 54 inspectores do SEF, e envolveu a ida à Bélgica de uma equipa daquela polícia, enquanto oficiais belgas se deslocaram a Portugal.

No âmbito da operação foram realizadas 18 buscas domiciliárias e apreendidos documentos falsificados, equipamento informático (entre computadores portáteis, fixos e vários dispositivos móveis), grandes quantias de dinheiro e estupefaciente. Na Bélgica as buscas decorreram na área de Bruxelas, enquanto em Portugal se centraram em Lisboa e no Algarve, onde estava um dos elementos da rede.

Em Portugal, o casamento por conveniência foi criminalizado em 2007, o que, segundo fonte do SEF, “resultou num efeito de dissuasão junto das redes criminosas organizadas”, levando-as a “alterar o seu modus operandi”. Os participantes nestes casamentos podem ser condenados a uma pena de prisão entre um e cinco anos, enquanto os organizadores podem cumprir entre dois a seis anos de cadeia. A tentativa de realizar um destes casamentos “também é punível” por lei, lembra o SEF.

Segundo o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo de 2017, naquele ano foram registados 37 crimes deste tipo e foram constituídos arguidos 52 indivíduos. Em 2009, o primeiro ano em que surge referência a este crime, tinham sido registados 17 casos de casamentos de conveniência.

O SEF indica que as nacionalidades que mais recorrem ao casamento de conveniência com cidadãos portugueses são “a brasileira, indiana, paquistanesa, nepalesa, turca, marroquina e tunisina”. No caso brasileiro, os casamentos são mais frequentes com homens portugueses, enquanto em todos os outros casos, são as mulheres portuguesas que são procuradas para realizar estes matrimónios fraudulentos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários