Lisboa e Setúbal dão a provar mais de 200 dos seus vinhos no Terreiro do Paço

Garantidas: provas livres de duas centenas de vinhos, degustações, conversas com especialistas. No Pátio da Galé, em Lisboa, de 8 a 10 de Fevereiro.

Vinhos de Lis
Foto
Vinhos de Lisboa DR

Iniciativa das Regiões Demarcadas de Lisboa e da Península de Setúbal, é o "primeiro grande evento de vinho do ano", como sublinha a organização: o Vinhos no Pátio regressa em Fevereiro, de 8 a 10, ao emblemático Pátio da Galé alfacinha, no Terreiro do Paço.

Com o subtema Enoturismo, o evento, além de expor e dar a provar cerca de duas centenas de vinhos, conta com a presença de vários especialistas convidados e alguns deles partilharão a sua sabedoria vínica em aulas. Entre petiscos e copos, é de esperar também o lançamento de novidades para as próximas temporadas, a presença dos clássicos incontestáveis e, prometem, uma "selecção muito cuidada, apelativa e diversificada de espumantes, vinhos brancos, rosés, tintos". E não só: haverá também aguardentes e, como não poderia deixar de ser, já que falamos de Setúbal, moscatéis.

O evento, em que participam os produtores mais importantes das duas regiões, quer pautar-se por "atmosfera de partilha e descontracção", referem em comunicado. "Os nossos vinhos têm-se afirmado cada vez mais como opções que conquistam os portugueses e os estrangeiros e o Pátio da Galé é uma montra turística privilegiada para o nosso público. Queremos que descubram, apreciem e se divirtam com os nossos vinhos”, resume, em jeito de convite, o presidente dos Vinhos de Lisboa, Francisco Toscano.

Já por Setúbal, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional, Henrique Soares, ressalta “o papel do evento enquanto plataforma de divulgação dos vinhos das regiões de Lisboa e da Península de Setúbal", tanto "para o público em geral" como para "todos os interessados no sector". Pretende-se um "diálogo imediato, directo e muito produtivo”, remata.

Durante o Vinhos no Pátio, haverá vários motivos de celebração, mas um deles é muito recente, e foi aqui noticiado: a região dos Vinhos de Lisboa acaba de ser elevada a um dos dez destinos enoturísticos obrigatórios para 2019 pela influente revista norte-americana Wine Enthusiast.