Equipa de roller derby de Coimbra celebra cinco anos com jogos na cidade

As Rocket Dolls, de Coimbra, vão celebrar os cinco anos de actividade com cinco jogos "em casa" contra equipas nacionais e estrangeiras.

Foto

A equipa de roller derby Rocket Dolls, de Coimbra, celebra cinco anos e realiza cinco jogos desta modalidade desportiva na cidade contra equipas nacionais e estrangeiras para promover este desporto e cativar adeptos.

O roller derby é um desporto de patins predominantemente feminino criado nos Estados Unidos e que combina velocidade e contacto físico num campo oval. A equipa de Coimbra vai celebrar os cinco anos de actividade com cinco jogos "em casa" contra equipas nacionais e estrangeiras (Espanha e França), anunciou o clube, em nota de imprensa enviada à agência Lusa. As Rocket Dolls, que vestem de amarelo e preto inspiradas na saga cinematográfica Kill Bill, voltam a fazer uma referência àquela obra do realizador Quentin Tarantino, com cada um dos jogos a representar "um capítulo na trajectória" da sua equipa, que actualmente conta com 23 participantes, explica a equipa. 

De acordo com a nota de imprensa, o primeiro jogo decorre já em 3 de Fevereiro, contra as Troopers, de Lisboa, seguindo-se partidas contra as espanholas Rock n'Rollers (23 de Fevereiro), Las Judas, (24 de Março) e Nafarriors (25 de Maio), e contra as francesas Reaper's Crew, de França (14 de Abril). Para além destes cinco jogos, haverá nova edição do torneio internacional Quad Cup, a 7 e 8 de Julho, e que vai contar com a participação de equipas da Alemanha, França e Holanda.

As Rocket Dolls começaram em 2014 com treinos na rua, passaram mais tarde para o pavilhão da Escola Secundária José Falcão e treinam agora no pavilhão do Clube de Futebol de Santa Clara. Ao longo dos cinco anos, dinamizaram torneios, jogos e treinos abertos para recrutamento.

"Trata-se de muito mais do que uma equipa desportiva. As Rocket Dolls Roller Derby Coimbra são também uma entidade de formação, de convívio e de partilha, e um grupo de mulheres fortes e determinadas, com diferentes proveniências e trajectórias pessoais, que encontraram no roller derby um desporto libertador e um espaço de auto-afirmação intra e entre géneros, de possibilidade de feminilidades e sexualidades não hegemónicas", salienta a nota de imprensa.

Todos os jogos, a decorrer no Pavilhão Mário Mexia e no Clube de Futebol Santa Clara, são de entrada gratuita, contando com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da empresa Remax White. 

Sugerir correcção
Comentar