Rui Rio quer políticas públicas que "acarinhem" o investimento

Líder do PSD considera que "o pouco" que o Governo tem feito nesta área, "vai no sentido inverso" ao que devia.

Rio visitou esta terça-feira uma empresa de cortiça
Foto
Rio visitou esta terça-feira uma empresa de cortiça LUSA/PAULO NOVAIS

O presidente do PSD, Rui Rio, reclamou esta terça-feira políticas públicas que "acarinhem" o investimento, antecipando que os salários não vão melhorar nos próximos anos se o Governo continuar a distribuir tudo o que tem e não apostar no futuro.

"Pretendemos ter daqui por uns anos mais empregos e melhores empregos. A política que tem vindo a ser seguida pelo Governo não vai nesse sentido. É exactamente ao contrário. Distribui no imediato tudo o que tem e não aposta no futuro. Não podemos ter expectativas de, no futuro, ter melhores salários se a política continuar a ser esta", disse o líder do PSD.

Rui Rio falava aos jornalistas no final de uma visita a uma fábrica de rolhas de cortiça em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, que produz 600 milhões de rolhas por ano, sendo que dessas, cerca de 90% destina-se para a exportação. No dia anterior tinha feito uma visita idêntica na zona de Viana do Castelo.

O presidente do PSD aproveitou a oportunidade para reclamar políticas públicas que "acarinhem" o investimento, considerando que "o pouco" que o Governo tem feito nesta área, "vai no sentido inverso".

"No sentido da carga fiscal, foi aumentar, no sentido da legislação fiscal, foi complicar, no sentido da desburocratização, não fez mal mas também não fez bem, no sentido do funcionamento da justiça, que também é vital para o sector económico, não fez nada", observou.

O líder social-democrata disse ainda que os empresários podem estar a usufruir de uma taxa de juro muito baixa, mas têm as empresas "muito descapitalizadas", lembrando que existe uma baixa taxa de poupança em Portugal.

"O Estado tem uma poupança altamente negativa. As famílias têm uma poupança muito baixinha. As empresas é que têm maior poupança, mas mesmo assim estão muito descapitalizadas", disse Rui Rio defendendo que é necessário ter políticas para apoiar a capitalização das empresas.

Depois da visita à fábrica MA Silva, na Feira, o presidente do PSD almoçou no centro tecnológico da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), em São João da Madeira, e seguiu para Ílhavo, onde vai visitar da parte da tarde a Vista Alegre.