Família real holandesa quer vender desenho de Rubens em leilão

Obra do pintor barroco faz parte da colecção do rei Guilherme II e a sua venda está agendada para o final do mês.

Foto
Sotheby’s

A família real holandesa quer vender um desenho de Peter Paul Rubens (1577-1640) num leilão em Nova Iorque. O caso está a criar alguma polémica na Holanda, segundo o Art Newspaper, mas o primeiro-ministro holandês já disse que não iria intervir.

A venda de Estudo de Jovem Nu com Braços Levantados, um desenho a giz e carvão, está agendada para o dia 30 de Janeiro na Sotheby’s de Nova Iorque, com um valor de venda estimado entre os 2,5 milhões e os 3,5 milhões de dólares. Segundo o site da Sotheby's, trata-se de um estudo para o tríptico A Subida da Cruz da Catedral de Nossa Senhora em Antuérpia, feito depois de Rubens ter regressado de Itália em 1608.

Foi a deputada liberal Salima Belhaj, do partido D66, que disse àquela publicação especializada que Mark Rutte não ia requerer o adiamento do leilão, uma medida que daria tempo aos museus holandeses para ponderarem o seu interesse na compra. O desenho de Rubens integrará um leilão que também inclui outros 12 desenhos, bem como porcelana chinesa, obras pertencentes à colecção do rei Guilherme II (1792-1849). O primeiro-ministro argumentou, segundo a deputada, que se trata de “um assunto privado da família real”.

Embora os museus holandeses, quando querem alienar uma peça das suas colecções, sejam obrigados a inquirir se há outras instituições interessadas antes de avançarem para a venda em leilão, a regra não se aplica aos coleccionadores privados, caso da família real, explica o Art Newspaper.

Sjarel Ex, director do Museu Boijmans van Beuningen, também apelou à retirada da obra do leilão para o seu museu poder tentar comprar a peça. O Boijmans, que tem uma excepcional colecção de estudos a óleo, não foi consultado pela família real, disse o director ao Art Newspaper. Sjarel Ex acrescenta que a família real quer apenas tirar partido máximo da venda.

O vendedor, anónimo, poderá ser a princesa Cristina, a irmã mais nova da rainha Beatriz, escreve o Dutch News. O desenho terá estado exposto no seu apartamento em Nova Iorque. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários