Aprenda a cozinhar como um chef

Cozinhar é uma arte e, para um bom especialista, meia panela não basta. Para o ajudar, a Worten convida-o a criar uma cozinha à sua medida, com tudo aquilo a que tem direito e digna de uma estrela Michelin.

Foto

Sabe como se faz risotto? Quando se deve colocar sal na água ao cozinhar massa? O que significa “em banho-maria”? De tachos a frigideiras, passando por electrodomésticos e móveis de cozinha, um aspirante a chef está sempre à procura de um espaço ideal para experimentar novas receitas, técnicas e truques. Mais do que fritar ovos e temperar uma salada com sal, vinagre e azeite, saber cozinhar é descobrir novos pratos, temperos e sabores até fazer da cozinha o coração da casa. Diga-se um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, prático e fácil de usar.

A boa notícia é que não precisa de ir mais longe do que a uma das lojas Worten do Braga Minho Center, Maia Shopping, Norte Shopping, Forum Sintra ou mesmo online para construir de raiz um espaço ideal. Existe um novo serviço que convida todos a desenharem a sua cozinha de sonho à medida. É simples, fácil e cómodo: basta dirigir-se a uma loja, levar as plantas e medidas da área da cozinha “et voilá!”. De móveis a electrodomésticos de encastre, passando por lava-loiças e torneiras, não faltam utensílios para deixar toda a família e amigos de boca aberta com as suas iguarias. Ao dispor, contam-se mais de 180 cozinhas disponíveis nas mais variadas cores e um total de 1.500 combinações de modelos, cores e acabamentos de mobiliário de cozinha.

Quer goste de um estilo mais clássico ou mais moderno, poderá fazer as suas escolhas com a ajuda de colaboradores experientes e, no fim, ver o resultado do modelo escolhido em tecnologia 3D. Depois, resta agendar a montagem consoante a disponibilidade e completar as suas refeições com utensílios de cozinha e mesa. Por exemplo, tachos, panelas e frigideiras anti-aderentes e outras opções indispensáveis para a fácil e rápida preparação dos alimentos. Um verdadeiro cozinheiro sabe que a qualidade dos seus utensílios é tão ou mais importante que a frescura dos seus ingredientes. Ah, e claro, não pode abdicar das diversas travessas e variadas loiças que prometem fazer toda a diferença na hora do empratamento. A cereja no topo do bolo.

Foto

A cozinha ideal

Ao longo dos tempos, a cozinha deixou de ser um espaço de refeição e passou a ser uma zona de lazer. Para quem gosta de cozinhar e receber amigos em casa, a cozinha acaba por ser uma das divisões onde se passa mais tempo. Por isso, é fundamental que as cozinhas de hoje em dia sejam funcionais mas também elegantes. A mobília da cozinha deve ser feita à medida tendo em conta a largura e comprimento da divisão mas, também, as necessidades de cada família. Se gosta de preparar pratos de confecção lenta, especialmente durante o fim-de-semana, merece uma cozinha com uma ilha para conviver com amigos e família enquanto passa horas em frente ao forno. A Worten tem opções com um design rústico — mas moderno q.b. — em honra das cozinhas das nossas avós.

Caso a rotina e o estilo dos habitantes seja mais descontraído, o modelo de cozinha escolhido pode ser mais boémio com apontamentos típicos de praia e natureza. Já as famílias mais práticas e citadinas pedem estilos de mobiliário mais contemporâneos onde a bancada também serve de mesa. As gavetas principais podem (e devem) guardar os sacos e lancheiras térmicas para os filhos levarem comida para a escola. É fundamental que exista um lugar específico para guardar os utensílios usados diariamente.

A arte de cozinhar

Para dominar a arte da cozinha só precisa de dois ingredientes: prática e um toque de paciência. Para começar, recrie três receitas originais, de autoria de Filipa Gomes, inspiradas nas cozinhas Worten: uma tarte folhada de espargos e presunto, umas vieiras salteadas e um petit gatêau de chocolate negro. De seguida, siga o exemplo da embaixadora do Worten Kitchen Club e convide os seus amigos para jantar. Só assim vai tornar-se no chef de excelência que sempre sonhou mesmo sem fazer receitas muito elaboradas.