Piscina das Marés de Siza Vieira pode ser requalificada

Câmara de Matosinhos quer abrir concurso público para requalificar obra da autoria de Siza Vieira

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
asm ADRIANO MIRANDA

A Câmara Municipal de Matosinhos pretende abrir um concurso público para a requalificação da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, obra da autoria do arquitecto Siza Vieira e considerada Monumento Nacional desde 2006.

A proposta prevê a "Modernização, Manutenção e Conservação dos Edifícios Municipais - Obras do Siza em Leça da Palmeira - Piscina das Marés" e vai ser submetida a votação na reunião privada do executivo municipal, agendada para esta terça-feira.

Falando na "necessidade de requalificar as instalações", a proposta, a que a Lusa teve acesso, fixa o preço base da empreitada em cerca de um milhão de euros e estabelece um prazo de execução de 11 meses.

"O preço base tem em conta a experiência profissional dos técnicos do Departamento de Obras, nomeadamente nas empreitadas da Casa de Chá da Boa Nova e da Piscina da Quinta da Conceição [ambas da autoria de Siza Vieira]", refere. A proposta sustenta que o procedimento, se autorizado a sua abertura, será desenvolvido na plataforma electrónica de contratação pública, VortalGov.

Piscina das Marés: Siza ao fresco

A Piscinas das Marés é um conjunto de piscinas de água salgada localizadas na Praia de Leça, na Freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto. Construída na década de 1960 e inaugurada em 1966, foi projectada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e, em 2006, classificada como Monumento Nacional.

O equipamento inclui duas piscinas, vestiários, balneários e um bar/ lounge, funcionando durante a época balnear, entre Junho e Setembro. Durante todo o ano é possível a realização de visitas guiadas de interesse arquitectónico ou técnico, previamente marcadas através da Casa da Arquitectura.

Sugerir correcção
Comentar