Falta oposição ao Governo? No Twitter não é bem assim

Líder do PSD estreou-se na rede social a 1 de Dezembro e elegeu o executivo como o seu primeiro alvo.

Foto
DR

Alguns opositores de Rui Rio acusam-no de usar as redes sociais para perseguir os críticos. Outros, como Luís Montenegro, dizem que não faz oposição ao Governo e ao PS. Pelo menos no Twitter não é verdade. A conta tem sido usada especialmente para criticar o executivo e as suas políticas. Ao longo de quase um mês e meio, o líder do PSD usou a conta quase todos dias. Não de uma forma muito intensa. Mais ao menos à média de uma, duas mensagens por dia. Mas desde o dia 7 deste mês, quando a crise no PSD começou a endurecer, a conta ficou muda.

Rui Rio chegou à rede social a 1 de Dezembro do ano passado dizendo ao que vinha: “Dou hoje início ao meu Twitter Oficial. Nada melhor que o dia da Restauração para o fazer. Porque estou aqui por Portugal! #PrimeiroPortugal.”

Nos primeiros cinco dias, o líder do PSD usou a conta (@RuiRioPSD) para falar sobre a vida interna do partido – tempo de antena, homenagem a Sá Carneiro, reuniões do partido. Ele, ou quem por si alimenta a conta, revelou algum conhecimento do uso técnico da rede, já que os seis primeiros textos vinham acompanhados de fotografias ou vídeos.

Sem surpresa, a primeira “canelada” (5 de Dezembro) foi para a comunicação social e com Rio a introduzir pela primeira vez uma nota de humor. “Olha! Um canal de televisão e o seu jornal dizem que eu disse, lá dentro no CN, que 'até posso perder 5 vezes, que um dia o País vai reconhecer a diferença'. Terei ensandecido? Se assim fosse, só ganhava em 2035... se ainda cá andar, terei já uns simpáticos 78 anos.”

O recado era para a SIC e para o Expresso e a mensagem vinha acompanhada de um desenho de um idoso que se olhava ao espelho levantando dois pesos, mas a imagem reflectida pelo espelho mostrava um jovem de corpo musculado. Em qual deles se revê Rio? Uma incógnita.

A partir daqui, Rio virou a agulha para o Governo. Ou melhor, para fazer oposição ao executivo de António Costa. Logo a 6 de Dezembro, aproveitando uma deslocação ao Palácio de Belém, Rio atira-se às contas públicas e à utilização dos fundos europeus: “Hoje tive oportunidade de alertar o Sr. Presidente da República para o facto de Portugal estar a usar muito pouco os fundos europeus. Precisamos de investimento, mas o Governo não utiliza sequer o que a UE põe à disposição. Ao cabo de 5 anos a taxa de execução é de apenas 28%.”

Não mais deu sossego ao Governo. Finanças, saúde, educação, justiça, administração interna, transportes, as greves, a reforma do Estado e do sistema partidário, o sistema prisional, o aumento dos impostos: muito ao sabor da actualidade e quase diariamente, Rio não se cansou de malhar no Governo durante 43 dias e em 69 tweets.

Pelo meio há uma mensagem enigmática e uma outra divertida que deu azo a dezenas de comentários na rede social. A enigmática aconteceu a 17 de Dezembro. A propósito da sua vontade de ter no Conselho Superior do Ministério Público mais membros da sociedade e menos juízes, escreveu: “Andam por aí a agitar que quero controlar o Ministério Público, porque defendo que haja uma maioria de personalidades da sociedade civil no seu Conselho Superior. Como no C.S. da Magistratura já assim é, para essas mentes, se calhar, eu já controlo hoje a Magistratura Judicial.”

O texto vinha acompanhado de um foto de Winston Churchill e de uma frase do estadista britânico mas escrita em espanhol: “Tienes enemigos? Bien. Eso significa que alguna vez has luchado por algo alguna vez en tu vida.” Seria um recado para os inimigos internos no PSD que, por essa altura, já andavam bastante agitados? Não se sabe.

Já o momento mais divertido aconteceu mais próximo do final do ano (28 de Dezembro). Rui Rio publica uma primeira mensagem a anunciar o tempo de antena do PSD às 20h50, mas logo a seguir admite que se tinha enganado e que o tempo de antena era às 19h50. O que deu que falar foi o facto de o líder do PSD usar dois emojis (um bonequinho amarelo espantado e outro corado) a acompanhar a correcção.

Até meio da tarde de ontem, Rui Rio era seguido por 2766 contas e seguia 53. A primeira personalidade que seguiu foi o Papa Francisco e a última Lair Ribeiro, um médico brasileiro especialista em dietas alimentares.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários