Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo

Aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento. O gesto, que não aconteceu no interior do campus universitário, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade.

Foto
Episódio aconteceu na cidade de Al Azhar Reuters/AMR ABDALLAH DALSH

A universidade egípcia de Al Azhar expulsou uma aluna que, fora do recinto universitário, abraçou o namorado que acabara de a pedir em casamento. O abraço foi difundido nas redes sociais e a universidade expulsou-a.

O comité de disciplina da universidade investigou o sucedido e tomou a decisão de expulsar a aluna, apesar de o abraço não ter sido dado no recinto daquele importante centro académico do islão sunita, disse à agência de notícias espanhola EFE o porta-voz, Ahmed Zaree.

A decisão não é definitiva, podendo a aluna recorrer perante o Comité de Disciplina Supremo, que decidirá se “confirma, reduz ou anula o castigo”, acrescentou.

O porta-voz argumentou que a Universidade de Al Azhar “tem um carácter especial” por ser um centro religioso e as suas decisões são coerentes com “os valores da sociedade” egípcia. A maior parte dos egípcios é sunita e segue tradições conservadoras, sobretudo as que dizem respeito às relações entre homens e mulheres.

Ahmed Zaree sublinhou a importância de impor “um castigo forte, coerente com os valores da Universidade”.

A aluna, que não foi identificada, tem sido chamada pelos meios de comunicação social egípcios de “a rapariga do abraço”.

Foi filmada no momento em que um homem jovem se ajoelhou à sua frente com um ramo de flores, pedindo-a em casamento, abraçando-a e pegando-lhe ao colo - os dois rodopiaram abraçados. O pedido de casamento teve lugar no recinto de uma outra universidade do Cairo, a Universidade de Mansura.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários