Presidente de câmara polaco esfaqueado em palco

O autarca polaco foi atacado por um homem que disse querer vingar-se por ter estado preso. Pawel Adamowicz encontra-se em estado grave.

Foto
Pawel Adamowicz foi atacado quando discursava num evento de caridade Agencja Gazeta/Bartosz Banka via REUTERS

O presidente da câmara de Gdansk, na Polónia, foi esfaqueado em palco durante uma angariação de fundos para fins humanitários.

Paweł Adamowicz foi atacado em palco por um homem que se dirigiu a ele com um objecto afiado, durante uma angariação de fundos promovida pela Grande Orquestra de Caridade de Natal (a maior organização não-governamental sem fins lucrativos da Polónia).

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o ministro do Interior, Joachim Brudziński, confirmou que o estado do autarca é grave e classificou o sucedido como um "acto bárbaro inexplicável".

A estação polaca TVN detalha que o atacante gritou que esteve preso injustamente por ordem do partido do qual o autarca fez parte, a Plataforma Cívica — uma coligação que esteve no poder entre 2007 e 2015. "Olá, olá. O meu nome é Stefan. Estive preso inocentemente. A Plataforma Cívica torturou-me e é por isso que Adamowicz está morto", disse ao invadir o palco.

O Guardian diz que Adamowicz é uma das vozes liberais do país, que desde 2015 é governado pelo partido nacionalista de direita Lei e Justiça. O autarca é conhecido na Polónia e na comunidade internacional como sendo um dos defensores dos direitos LGBT e dos refugiados e imigrantes.

O suspeito de 27 anos, que já tinha cometido vários actos de violência, foi detido.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários