Segurança Social encerra lar ilegal no concelho de Belmonte

"O estabelecimento tinha a seu cargo cinco idosos, incluindo a mãe da proprietária, que se encontravam numa situação de perigo iminente", diz o Instituto de Segurança Social.

Foto
Paulo Pimenta

O Instituto da Segurança Social (ISS) e a GNR encerraram nesta quinta-feira, "com carácter de urgência", um lar de idosos que funcionava ilegalmente em Caria, Belmonte, sendo que os responsáveis serão detidos, confirmou à Lusa fonte oficial do ISS.

Em resposta escrita às questões da agência Lusa, o ISS informou que estavam naquele espaço cinco idosos "em situação de risco iminente" e confirmou que existem suspeitas de maus-tratos.

"Esta acção decorreu em estreita articulação com o Destacamento da GNR da Covilhã, em virtude de se encontrar actualmente em curso um processo de inquérito crime que tem por objecto o equipamento ilegal em causa e os seus responsáveis, tendo em conta indícios da ocorrência de maus-tratos aos utentes acolhidos", é referido.

À hora de almoço, a SIC já tinha noticiado esta operação, que decorreu em Caria, concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco, e revelava que os responsáveis pelo lar são um casal e uma filha, que também moram na casa em questão.

Na resposta à Lusa, o ISS esclarece que o processo teve origem numa "denúncia anónima" e que a intervenção que se encontra em curso naquela localidade "decorre da emissão de mandados de busca pelos serviços competentes do Ministério Público, no âmbito do mencionado inquérito crime".

"O estabelecimento tinha a seu cargo cinco idosos, incluindo a mãe da proprietária, que se encontravam numa situação de perigo iminente", acrescenta o ISS.

O ISS explica ainda que para a acção de hoje também foi também "solicitada a colaboração da autoridade de saúde local para avaliação do estado de saúde dos utentes" e que estes "serão encaminhados para os serviços de medicina legal para avaliação".

Quanto às pessoas que estavam a explorar aquele equipamento ilegal, vão ser detidas pelas forças de segura e presentes em tribunal na sexta-feira, segundo informação que foi transmitida ao ISS pelas autoridades.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários