Procurador Albano Pinto irá dirigir o DCIAP, que investiga crimes mais complexos

Decisão foi tomada esta quinta-feira por unânimidade no Conselho Superior do Ministério Público. Sindicato dos procuradores considera nomeação uma boa escolha

Foto
Albano Morais Pinto, com Celeste Cardona, então ministra da Justiça, quando prestou juramento para ser director-adjunto da PJ para Corrupção e Criminalidade Económica, em 2003 Manuel Moura/Lusa

O Conselho Superior do Ministério Público aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, nomear o procurador Albano Morais Pinto, que exercia actualmente funções no Supremo Tribunal de Justiça, director do departamento mais especializado do Ministério Público, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), onde desaguam os casos de criminalidade mais complexa e violenta.

O anúncio foi feito esta quinta-feira através de uma nota da Procuradoria-Geral da República. O nome tinha sido proposto pela nova procuradora-geral da República, Lucília Gago.

Albano Morais Pinto nasceu há 63 anos, em Coimbra, e do seu currículo destaca-se uma passagem, entre Setembro de 2002 e Agosto de 2004, pela Polícia Judiciária, onde esteve à frente da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira. 

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Albano Pinto, ingressou no Ministério Público em 1982 e foi durante quase uma década coordenador do círculo judicial de Leiria. Chegou ao topo da carreira, procurador-geral adjunto, em 2014. “Ao longo dos últimos anos, publicou textos e estudos sobre diversos temas, designadamente, referentes à criminalidade grave, económico-financeira e complexa e, em geral, sobre processo penal”, refere o comunicado da PGR.

António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, considera Albano Pinto uma boa escolha para o DCIAP. “Tem experiência na área da investigação da criminalidade económico-financeira, tendo chegado a liderar esse departamento na Polícia Judiciária”, sublinha Ventinhas. E acrescenta: "Espero que continue o bom trabalho desempenhado pelo Dr. Amadeu Guerra no DCIAP”.

Amadeu Guerra, o nome que esteve à frente do DCIAP nos últimos seis anos, foi escolhido no mês passado para substituir Maria José Morgado, à frente da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Na segunda-feira passada, Amadeu Guerra, tomou posse como procurador-distrital, deixando o DCIAP sem líder. Foi neste departamento que se investigou a Operação Marquês e aqui estão a correr os inquéritos ao roubo no paiol de Tancos e o colapso do Banco Espírito Santo. ​

Sugerir correcção
Ler 2 comentários