Açores no top de destinos do New York Times para 2019: uma irresistível “exuberância verde mítica”

O New York Times publicou a sua lista anual de "52 lugares a ir" este ano e elegeu os Açores, umas "Caraíbas no meio do Atlântico", como um dos destinos a não perder.

Foto
Flores Enric Vives-Rubio

Mais uma lista, mais um prémio. O New York Times escolheu os 52 melhores destinos para visitar este ano e o arquipélago dos Açores está em destaque. A proposta do jornal norte-americano, que apresenta um destino para cada semana do ano, coloca os Açores em nono lugar, à frente de destinos como Los Angeles (EUA), da Riviera Italiana, Hong Kong e Costalegre, no México.

“As ilhas vulcânicas subtropicais dos Açores, distinguidas como Património da Humanidade e Biosferas da UNESCO, aguardam a descoberta”, começa por descrever o jornal. “Uma exuberância verde mítica, crateras vulcânicas gigantes, transformadas em lagoas, fontes termais naturais que saem da terra, milhares de hortênsias azuis e os únicos cafeicultores da Europa”, continua a descrição do destino português.

Foto
Parque Terra Nostra, São Miguel, Açores Rui Soares

Para além da beleza natural resultado da flora do arquipélago, o jornal destaca ainda os novos restaurantes de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e sugere alguns hotéis, como o Lavas Homes, na ilha do Pico, e o Grand Hotel Açores Atlântico para a estadia turística. O jornal lembra ainda o café e os chás produzidos na ilha, na que é a maior e mais antiga plantação de chá na Europa: a Chá Gorreana.

A lista pretende ser uma inspiração para novatos e veteranos em viagens pelo mundo e a primeira sugestão vai para Porto Rico, a ilha das Caraíbas, que renasce um ano e meio após a passagem do furacão Maria. O jornal norte-americano lembra que esta é a ilha onde nasceu Lin-Manuel Miranda, o compositor do musical da Broadway Hamilton, e que é lá que estará em exibição nos próximos meses: uma oportunidade para assistir a um espectáculo que desde 2015 esgota plateias.

Também nos primeiros lugares surgem os templos e palácios hindus em Hampi, na Índia, que no século XVI era uma das cidades mais ricas do mundo, os passeios para explorar as águas do Pacífico e ver baleias no Panamá e a cidade alemã de Munique, que ganha destaque com a temporada de ópera. Antes dos Açores, o New York Times destaca também Eilat, em Israel, as paisagens da ilha japonesa Setouchi e Aalborg, na Dinamarca.

Na lista publicada na secção de viagens surgem ainda entre os destinos seleccionados Nova Iorque, Cádis (Espanha) e a fechar a lista as ilhas do Taiti (Polinésia Francesa). Entre os 52 destinos, apenas mais um tem como língua oficial o português: Salvador da Bahia representa o Brasil na selecção, surgindo em 14.º lugar.

Veja a lista completa:

  1. Porto Rico
  2. Hampi (Índia)
  3. Santa Bárbara (Califórnia, Estados Unidos)
  4. Panamá
  5. Munique (Alemanha)
  6. Eilat (Israel)
  7. Ilhas Setouchi (Japão)
  8. Aalborg (Dinamarca)
  9. Açores (Portugal)
  10. Cavernas de Gelo de Ontário (Canadá)
  11. Zadar (Croácia)
  12. Williamsburg (Virgínia, EUA)
  13. Las Vegas (EUA)
  14. Salvador (Brasil)
  15. Danag (Vietname)
  16. Costalegre (México)
  17. Paparoa Track (Nova Zelândia)
  18. Puglia (Itália)
  19. Montanhas Tatra (Eslováquia)
  20. Calgary (Canadá)
  21. Ihas Olkhon (Lago Baikal, Rússia)
  22. Huntsville (Alabama)
  23. Ilhas Malvinas
  24. Aberdeen (Escócia)
  25. Golfo Paradiso (Itália)
  26. Dessau (Alemanha)
  27. Tunes (Tunísia)
  28. Gâmbia (África)
  29. Rios do Norte (Austrália)
  30. Ilhas Frísias (Holanda/ Alemanha/ Dinamarca)
  31. Nova Iorque (EUA)
  32. Chongli (China)
  33. Orcas (Washington, EUA)
  34. Uzbequistão
  35. Vestlandet (Noruega)
  36. Lyon (França)
  37. Doha (Quatar)
  38. Batumi (Geórgia)
  39. Marselha (França)
  40. Wyoming (EUA)
  41. Los Angeles (EUA)
  42. Dacar (Senegal)
  43. Perth (Austrália)
  44. Hong Kong
  45. Irão
  46. Houston (Texas, EUA)
  47. Columbus (Ohio, EUA)
  48. Plovdiv (Bulgária)
  49. Vevey (Suíça)
  50. Cádis (Espanha)
  51. Vale do Elqui (Chile)
  52. Ilhas do Taiti
Sugerir correcção
Ler 9 comentários