Qantas volta a ser eleita a companhia aérea mais segura do mundo

TAP e SATA obtiveram boas pontuações, mas surgem fora do top 20.

Foto
PAULO PIMENTA

A companhia área australiana Qantas voltou a liderar o top das 20 mais seguras do mundo, num ranking elaborado pela AirlineRatings, um site australiano que há vários anos elabora esta lista.

Entre 405 companhias analisadas, nenhuma portuguesa está entre as 20 primeiras, apesar de várias operarem em Portugal. A Qantas, que é a terceira companhia aérea mais antiga do mundo em actividade, já liderava este ranking desde 2014.

Nesta avaliação, são considerados critérios e dados como auditorias governamentais e de autoridades de aviação, número e tipo de acidentes registados, iniciativas lançadas no campo da segurança, idade da frota e a saúde financeira das companhias aéreas.

Para além da Qantas, que está em primeiro lugar, outras 19 companhias são referidas pela AirlineRatings, que as indica por ordem alfabética: Air New Zealand, Alaska Airlines, All Nippon Airways, American Airlines, Austrian Airlines, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, EVA Air, Finnair, Hawaiian Airlines, KLM, Lufthansa, Qatar, Scandinavian Airline System, Singapore Airlines, Swiss, United Airlines, Virgin Atlantic e Virgin Australia​.

Fora do top 20, a TAP é avaliada com 7 estrelas a nível de segurança (numa escala de 1 a 7) e com 6 relativamente à qualidade de produto, enquanto a SATA Air Açores foi apenas avaliada na segurança, categoria em que arrecadou 7 estrelas. 

Quanto às companhias low-cost, o site indica dez operadoras com registo máximo de segurança: Flybe, Frontier, HK Express, Jetblue, Jetstar Austrália / Ásia, Thomas Cook, Volaris, Vueling, Westjet, Wizz. 

No pólo oposto, a AirlineRatings indica ainda as companhias que obtiveram as piores pontuações este ano: Ariana Afghan Airlines, a Bluewing Airlines, a Air Kam e a Trigana Air Service.

Sugerir correcção
Comentar