Ford anuncia corte de pessoal na Europa

Construtor automóvel que emprega 54 mil trabalhadores no continente europeu prepara-se para reduzir presença industrial e cortar “milhares” de postos de trabalho na Europa. Uma “potencial aliança” com a Volkswagen será analisada

Foto
LUSA/JEFF KOWALSKY

O fabricante de automóveis norte-americano Ford anunciou esta quinta-feira um corte de pessoal na Europa, mas sem concretizar números, uma decisão ainda pendente da negociação com os parceiros sociais.

“As melhorias nos custos estruturais vão apoiar-se no excedente laboral em todas as funções”, explica num comunicado a empresa, que assegura que quer “reforçar” a sua “posição competitiva e a sua rentabilidade” na Europa.

“Estamos a tomar decisões contundentes para transformar o negócio da Ford na Europa”, afirma o vice-presidente do grupo automóvel e presidente da Ford Europa, Steven Armstrong.

A Bloomberg, que recorda que a companhia emprega 54 mil trabalhadores no continente europeu, nomeadamente na Alemanha, Reino Unido e Espanha, afirma que o que está em causa são “milhares de empregos” nas unidades fabris da marca automóvel norte-americana.

O comunicado sublinha que, “a curto prazo, a Ford está a acelerar as suas acções-chave para se pôr em forma e reduzir custos estruturais”.

A “nova estratégia” inclui o encerramento em Agosto próximo da fábrica de Bordéus (França), o fim da produção do modelo C-Max e Grand C-Max na fábrica de Saarlouis (Alemanha), uma reconsideração fundamental da sua actividade na Rússia na sociedade de risco partilhado Ford Sollers e a “consolidação” do seu negócio no Reino Unido.

O fabricante adianta que, para alcançar a redução de custos laborais que se propôs, recorrerá, “na medida do possível”, a rescisões “voluntárias” e trabalhará “estritamente com os parceiros sociais”.

A empresa está a iniciar “consultas formais” com o seu conselho laboral e os sindicatos e está “comprometida” a cooperar com todos os intervenientes envolvidos para pôr em marcha a sua estratégia empresarial para a Europa, adianta o comunicado.

A estratégia do fabricante prevê estabelecer três grupos de negócio na Europa: veículos comerciais, veículos para passageiros e importações, “cada um com aspirações definidas e organizações dedicadas”, refere em comunicado.

A Ford adianta que oferecerá veículos totalmente eléctricos e híbridos “para todos os modelos” e que “melhorará ou abandonará” as linhas de veículos “menos rentáveis” e acrescenta que avaliará uma “potencial aliança” com a concorrente Volkswagen, o maior fabricante de automóveis da Europa, para “apoiar o crescimento dos veículos comerciais”.

Sugerir correcção
Comentar